O câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), para este ano, a estimativa é de mais de 57 mil novos casos. Embora tenha uma alta incidência, a chance de cura do câncer de mama pode chegar a até 95%, se a doença for diagnosticada precocemente.
Porém, um levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2013, revelou que 40% das mulheres, entre 50 e 69 anos de idade, em todo o Brasil, não realizaram mamografia nos dois últimos anos anteriores à pesquisa. “Por conta disso, infelizmente, no Brasil, a maioria dos diagnósticos é realizada em fases avançadas da doença”, revela o oncologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Agnaldo Anelli.
Há diversos fatores que aumentam o risco de a mulher desenvolver o problema, como ter idade superior a 50 anos, ser tabagista e ter realizado terapia de reposição hormonal (TRH) sem a supervisão médica adequada. “A incidência familiar também é relevante. Mulheres com parentes de primeiro grau, como irmãs ou filhas, que têm ou tiveram câncer de mama, apresentam um risco 30% maior, quando comparadas com outras sem esse histórico”, explica.
Nos casos de doença na família, é importante iniciar o acompanhamento médico ainda jovem. “A mamografia é apenas indicada para mulheres com mais de 50 anos, mas, antes disso, é possível realizar a ultrassonografia das mamas. O exame de imagem detecta se há lesões suspeitas e, caso alguma alteração seja encontrada, será necessário realizar biópsia do tumor, assim como fazemos com a mamografia,”, esclarece Anelli.
Com base no diagnóstico, o especialista vai indicar o tratamento mais assertivo. “A Medicina tem evoluído muito, aumentando as chances de cura e proporcionando mais bem-estar aos pacientes. Cirurgicamente, as terapias minimante invasivas, recomendadas para os casos iniciais, permitem abordagens curativas com excelente resultado estético. Do ponto de vista sistêmico, cerca de 20 novas drogas se tornaram disponíveis nos últimos 15 anos para o tratamento do câncer de mama. Mesmo assim, para um bom prognóstico, o mais recomendado é o acompanhamento anual com o médico e a realização da mamografia”, finaliza.
* Agnaldo Anelli é oncologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

Gastronomia
Gastronomia
Cantina e Pizzaria Castelões, uma tradição e sabor no Brás há mais de 100 anos
Localizada no coração do Brás, em São Paulo, a Cantina e Pizzaria Castelões é muito [...]
Tem que ir
Tem que ir
Mob Sunset apresenta Mason e Elekfantz na praia Brava
O sunset que já virou tradição no litoral norte chega a mais uma edição que, a [...]
Entretenimento
Tá Tocando
Entretenimento Tá Tocando
Dj inglês, Eli Brown é uma das principais atrações do XXXPERIENCE Festival
Promessa no cenário eletrônico, Eli Brown esbanja talento mesmo com pouco tempo de estrada. [...]
Novidade
Novidade
Coco Bambu lança Lounge & Music Anhembi
São Paulo ganhou um espaço de eventos e de entretenimento. Prepare-se para um lounge com [...]
Gastronomia
Gastronomia
Taberna São Conrado
Taberna São Conrado Mais uma casa do Grupo São Bento aterra no coração do [...]
Entretenimento
Entretenimento
Fotógrafo que mais vende no mundo expõe em São Paulo
Há cinco anos, o escocês David Yarrow abandonou uma rentável posição de administrador de hedge [...]
Entretenimento
Entretenimento
Aretha Franklin, uma rainha de respeito
A cantora americana Aretha Franklin faleceu ontem, quinta-feira (16), aos 76 anos, em Detroit, conforme comunicados [...]
Esportes
Esportes
Brasileiros participam de evento de ondas gigantes em Nazaré (PT)
A World Surf League (WSL) promove hoje (11) o evento de ondas gigantes Nazaré Tow [...]