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Meditação: alcance equilíbrio e bem-estar

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Meditação: alcance equilíbrio e bem-estar

Às vezes, com tanto estresse e agitação no dia a dia, queremos apenas chegar em casa, fechar os olhos e desligar completamente de tudo lá fora. Isso pode ser alcançado com a meditação. Feita da maneira correta ela traz diversos benefícios, como cita a professora de Yoga Lya Torres. “A meditação reduz o estresse e a ansiedade fortalecendo o sistema nervoso e imunológico, melhora a memória, a autoestima e aumenta a capacidade de concentração”. Maravilhoso, né? Respire fundo, relaxe e conheça mais sobre o assunto.

Ao despertar

Nada melhor do que começar o dia já botando em prática. Acordando uns 10 minutinhos mais cedo do que você costuma, dá tempo de sobra para meditar sem sequer levantar da cama. “Apoie-se de forma confortável, encostado ou não em algum lugar, feche os olhos e concentre-se na respiração natural do corpo. Acompanhe o ar entrando e saindo das suas narinas, observando o movimento das costelas e da barriga, e o movimento todo da inspiração e da expiração”, explica a profissional. Só em descrever já se torna relaxante, não é mesmo? Experimente!

Relaxe em qualquer lugar

Lya também aconselha que no dia a dia podemos aplicar as técnicas em qualquer lugar. “O autocontrole através da prática de respirações ajuda muito nos momentos críticos como filas e congestionamentos. Levar a respiração até a barriga e respirar inflando (pelo nariz) e esvaziando (pela boca ou nariz) percebendo o movimento do umbigo é uma técnica simples que acalma e restabelece a paz no momento”. Aquele seu momento de ócio na fila do banco pode ser muito bem aproveitado agora, né?

Faça um mantra

O famoso mantra é uma outra ferramenta de relaxamento que funciona e que, mais uma vez, podemos fazer em qualquer ambiente. “Entoar o mantra “om” diversas vezes, encher os pulmões e expirar através do som longo e suave. Além de trabalhar a sua paciência proporciona um relaxamento muito gostoso por conta da vibração desse mantra específico”, afirma Lya.

Mente vazia e concentração 

Como vimos, para meditar basta esvaziar a cabeça de pensamentos e se concentrar em apenas um movimento, como respirar. “Essa simples observação da respiração já é um tipo de meditação, cujo objetivo é desacelerar as ondas mentais, o pensamento e focar em uma coisa só”. A professora também indica uma opção tecnológica que ajuda a relaxar sua mente. “O aplicativo Headspace ajuda muito. Nele a meditação é guiada por um professor e você vai conquistando níveis de acordo com a sua evolução”.

Tudo o que tem de bom

É inegável as vantagens que esta prática pode trazer. Lya garante os resultados. “Através das práticas diárias das técnicas que a pessoa escolher , ela acaba conseguindo aumentar o tempo de concentração e consequentemente diminuir a ansiedade”, concluiu.

*por Lya Torres

Formada em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos. Pós graduada em treinamento de força pela UGF . Especializada em Yoga por Marco Schultz (simplesmenteyoga.com) e diversos cursos na Índia. Conduz uma prática personalizada na maioria das vezes focando nas necessidades de cada indivíduo.

 




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