Enganou-se quem pensou que Toucinho do Céu é um nome de alguma comida salgada. Na realidade este é um dos doces conventuais mais tradicionais de Portugal e seu nome é resultado de uma história um tanto curiosa. Por não estarem satisfeitas com o valor recebido anualmente, as freiras do convento de Santa Clara de Guimarães passaram a vender doces de forno. O negócio deu tão certo que por vezes elas passavam mais tempo dedicadas à culinária do que aos serviços de Deus. Preocupado com esta situação, em 1758 o arcebispo da cidade de Braga sentenciou que qualquer receita elaborada com açúcar deveria ser aprovada antes de ser produzida no convento. Foi quando as freiras mudaram o nome do bolo para Toucinho do Céu, como uma forma de burlar as proibições.

O quitute ganhou força e se espalhou pelo país originando diversas variedades da receita original composta principalmente por ovos, amêndoas e açúcar, devido ao grande excedente de gema nos conventos, onde a clara era usada para produção de hóstia e engomadura dos hábitos. Você encontra este doce e muitos outros na Doce Fado, tradicional doçaria portuguesa em Curitiba. Todos os produtos oferecidos são frutos das receitas divinas do chef português Paulo Cordeiro.

Lúcio Zahoul. Abril de 2026

Comportamento Entretenimento Sustentabilidade

Lixo jogado nas praias prejudica meio ambiente e banhistas

Além de deixar a água imprópria para o banho, poluição na areia e nos oceanos [...]

Gastronomia

Josephine 25 anos

Josephine, 25 anos de excelência na gastronomia paulistana. Em uma cidade onde as tendências mudam [...]

Travel

TAP Air Portugal transportou meio milhão de passageiros entre Brasil e a Europa

No período de julho a setembro, chamado de Verão Europeu, a  TAP Air Portugal,  companhia [...]

Variedades

Jaguar I-PACE completa trajeto com inclinação equivalente à subida do Everest

Jaguar I-PACE completa trajeto com inclinação equivalente à subida do Everest   O Jaguar Land [...]

Entretenimento

Dj Guatemalteca Gordo, se apresenta 08 e 09/11 na Arena Canindé em São Paulo.

DJ Gordo, nome artístico do guatemalteco Jorge Medina, é uma das figuras mais influentes da [...]

Beleza

Cabeleireiro sugere cores e cortes ousados para o verão 2018

Italo Saliccio dá dicas de tendências para a próxima estação A primavera está chegando e para o verão faltam poucos [...]

News

EXCLUSIVA: Inn Gallery une arte e design e estréia ao lado de artistas renomados

A galeria de arte contemporânea surge por meio de um novo conceito em um espaço [...]

Gourmet

Quem disse que a madrugada é do hambúrguer?

Neste ano em que completa 30 anos, a 1900 Pizzaria, unidade Jardins, resolveu inovar e [...]

[guest_only] [/guest_only]