• Revista lounge*

Saúde

Colágeno: o que é e quais seus benefícios

Produzido pelo nosso próprio organismo e em diversos tipos, o colágeno é a proteína mais abundante e está presente em praticamente tudo no nosso corpo. Suas propriedades ajudam o corpo a funcionar bem por dentro, como também, manter a boa estética por fora. Ele é responsável pela constituição de fibras que sustentam os tecidos como, por exemplo, músculos, tendões e articulações. Existem mais de 20 tipos de colágeno e cada um é responsável por atuar em uma área específica.

Nos últimos anos, o colágeno se valorizou principalmente entre as mulheres, já que entre seus benefícios aparecem: elasticidade e resistência da pele, fortalecimento de unhas e cabelos, prevenção de aparecimento de rugas e celulites, além de ajudar no emagrecimento.

Onde pode ser encontrado?

O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso corpo. Entretanto, pesquisas revelam que aos 30 anos essa proteína passa a ser produzida em escala reduzida e as consequências podem ser sentidas na pele, cabelos, unhas e articulações. Como forma de amenizar essa perda gradual, alguns alimentos podem ajudar e estimular a produção, são eles: Carnes vermelhas e brancas, ovos, folhas verde-escuras, frutas vermelhas e cítricas. Apesar da adoção de uma dieta balanceada, é importante ressaltar que o organismo será o responsável por transformar essas substâncias em colágeno. Caso o corpo necessite mais de outro tipo de proteína, os aminoácidos serão revertidos para ela.

Benefícios

Os benefícios do colágeno podem ser sentidos tanto dentro do corpo, como fora dele. Além de evitar e proteger as articulações, tendões, cartilagens e ossos de desgastes, ele é ideal para pessoas que sofrem com problemas relacionados à artrite, artrose e osteoporose. Na estética, as melhorias são sentidas no fortalecimento e aparência dos cabelos e unhas, tornando-os mais fortes e brilhosos, além de melhorar os aspectos da pele, deixando-a firme, hidratada e retardando o envelhecimento. Suas propriedades também auxiliam na perda de peso.

Colágeno hidrolisado

Além da produção natural do corpo e a manutenção de uma dieta equilibrada, empresas desenvolveram produtos que atuam como suplementos de colágeno e que agem no organismo. Esses tipos de colágeno podem ser encontrados em cápsulas, pó, sachês, balas, entre outros. Extraído do osso e das cartilagens do boi, o colágeno precisa passar pelo processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) para ser absorvido mais facilmente pelo organismo. É importante que o uso desse tipo de suplemento seja feito na dose certa para que os resultados possam ser melhores. Um estudo da Clínica Medcin Instituto da Pele, mostrou que o consumo de 5 gramas de colágeno por dia, durante seis meses, aumentou em 5,5% a firmeza e 10% a elasticidade da pele de pessoas entre 35 e 60 anos.




Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Saúde

Recentes

Gastronomia

Inauguração do Sutton Japanese Sushi

By 12 de agosto de 2020

Travel

Europe Summer Algarve 2020

By 10 de agosto de 2020

Gastronomia

Feijoada lounge* Alphaville

By 9 de agosto de 2020

Entertainment

Polo 2020 Helvetia

By 8 de agosto de 2020

Moda

Ronaldo Gomes, gênio da moda

By 7 de agosto de 2020
To Top