• Revista lounge*

Revista lounge*

8 dúvidas sobre a aplicação da toxina botulínica

Beleza

8 dúvidas sobre a aplicação da toxina botulínica

Está pensando em fazer aplicação de toxina botulínica para combater rugas? Essa substância é originada de uma bactéria chamada clostridium botulinum, e possui propriedades que ajudam a inibir a contração dos músculos, reduzindo as linhas de expressão mais incômodas do rosto, como pés de galinha e ruga entre as sobrancelhas. Mas, além desses efeitos, o procedimento é rodeado de dúvidas por parte dos pacientes; sendo assim, a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica, Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ajuda a esclarecer as principais questões que cerceiam o tema:

O procedimento previne rugas?

“Sim, a toxina botulínica paralisa a musculatura e reduz as linhas de expressão existentes. Além disso, quando aplicado enquanto as marcas do tempo ainda estão suaves, a técnica adia o aparecimento de novas rugas e evita que elas se tornem profundas.”

A toxina botulínica deixa o rosto sem expressão e com aspecto de “congelado”?

Segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, se o procedimento for feito corretamente e por um profissional experiente, isso não acontece, já que a toxina é aplicada apenas no músculo responsável por formar a ruga, deixando um efeito rejuvenescedor com aspecto natural. Por isso, é importante que o procedimento seja feito por um médico competente e experiente, que saberá mensurar corretamente o tamanho do músculo e a quantidade de toxina a ser aplicada.

Em que casos a aplicação da toxina botulínica é indicada?

A toxina equilibra a contração dos músculos da face. “O conhecimento da anatomia é indispensável para esse controle. O uso contínuo da toxina botulínica ajuda a uma reeducação da musculatura da face, com o tempo contraímos menos esses músculos. É indicada para diversas causas, como: suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas, melhorar rugas nos cantos dos olhos (pés de galinha); levantar os cantos da boca; arquear as sobrancelhas; melhorar as rugas no pescoço e no colo; melhorar o sorriso gengival; arrebitar a ponta do nariz; melhorar as rugas do nariz chamadas bunny lines. Além dos músculos faciais pode ser usado para combater os excessos de suor em locais como axilas, mãos e pés, e melhora da enxaqueca”, diz a Dra. Beatriz.

A aplicação é dolorosa?

“Assim como na maioria das injeções, o paciente sente apenas as picadas das agulhas. Pessoas mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele ou utilizar gelo antes da injeção”, diz a Dra.

Existem efeitos colaterais?

“Os efeitos colaterais são poucos e temporários, e estão muitas vezes relacionados com o próprio local da injeção. As reações mais comuns são um leve desconforto no local da aplicação. Por não conseguir contrair mais os músculos, o cérebro por alguns dias, fica tentando e dá a sensação de dor de cabeça, que melhora em um ou dois dias, mas é efeito muito raro.”

Qual a idade ideal para recorrer ao procedimento?

“Não existe uma idade ideal para começar, o que vai determinar é o tempo que demora para começar o aparecimento de rugas. Algumas pessoas apresentam uma tendência a formar rugas mais precocemente. Outras, demoram mais a enrugar. Mas, em geral, a idade ideal da primeira aplicação é por volta dos 30 anos, para evitar a formação das marcas de expressão.”

O resultado é imediato? 

“O efeito começa a ser observado em três ou quatro dias, mas o resultado final aparece mesmo depois de uma semana. Por isso, após 10 dias, o médico deve marcar um retorno para verificar a necessidade de um reavaliação”.

Quanto tempo dura o efeito? 

“O efeito varia de paciente para paciente, mas uma boa aplicação dura, em média, de quatro a seis meses”, finaliza a médica.




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Beleza

To Top