• Revista lounge*

Veja pratos “simples” que ganharam exageros

Gourmet

Veja pratos “simples” que ganharam exageros

Depois das famosas paletas mexicanas, que chegaram para revolucionar o mercado de picolés, diversos pratos passaram pelo “raio gourmetizador”. Mesmo com todos os memes na internet sobre os valores mais altos, esses produtos continuam surgindo e sendo consumidos pelo simples motivo: por serem gostosos e bonitos.

Afinal, quem não gosta de um sorvete recheado de leite condensado? Confira uma lista de outros clássicos da culinária que receberam a tal da “gourmetização”:

Cachorro-quente

Rei das barraquinhas de rua pós-balada, o pão com salsicha sempre teve uma versão mais incrementada quando se trata dos brasileiros. Agora, essas receitas com novos ingredientes são vendidas em casas específicas, com mais opções de complementos, vegetarianas e, claro, com uma variedade bem maior de ingredientes.

Hambúrguer

Outro prato que tem uma versão nacional com muito mais ingredientes que os tradicionais é o hambúrguer. Agora é possível encontrá-lo não só em lanchonetes de rua tipo “X-Tudo” ou em redes de fast-foods, mas também em hamburguerias requintadas. Cada vez mais diferentões, eles recebem carnes nobres, veganas e opções com rodízios.

Pizza

Ousamos dizer que a pizza é uma das culinárias que o brasileiro mais gosta de inventar. Os recheios inusitados são cada vez mais vendidos em restaurantes, que estão aproveitando essa onda para incluir opções sofisticadas como queijos nobres, cortes de carne caros e outros deleites. A borda de coxinha, por exemplo, é uma das novas manias dos amantes da massa.

Brigadeiro

Uma receita simples com três ingredientes: leite condensado, chocolate em pó e margarina. Ou, pelo menos, era para ser. O quitute saiu das festas de aniversário infantil e noites de filmes diretamente para as padarias e estabelecimentos especializados. Agora existem sabores como leite em pó, morango e creme de avelã, às vezes, com recheios de frutas e outros doces.

Sorvete

Não foram só as paletas as responsáveis pela gourmetização. Os sorvetes, que sempre fizeram parte de sobremesas como a banana split ou o petit gateau, estão cada vez mais caprichados. Os milkshakes passaram a ser super enfeitados, com sabores e apresentações mais elaboradas. Já o petit gateau não é mais tão pequeno, passou a ser servido com um picolé sofisticados dentro de um bolo bem maior.




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gourmet

To Top