• Revista lounge*

Revista lounge*

Sudeste uruguaio é referência em enoturismo

Sudeste uruguaio é referência em enoturismo

Travel

Sudeste uruguaio é referência em enoturismo

Dicas de visitas a vinícolas, hospedagem em hotéis e passeios para desfrutar

Um vanguardista na produção de vinhos e PHD na forma de receber. Assim anda o Uruguai, quando se trata do Enoturismo. Na região de Montevidéu e Punta Del Este existem uma variedade de vinícolas, que não deixam nada a desejar frente aos grandes produtores mundiais. Apesar de recente, o Enoturismo do vizinho vem ganhando cada vez mais corpo e sua estrutura para receber aos enófilos anda bem robusta, assim como a uva considerada patrimônio do país, a Tannat.

A região Sudeste é detentora de grande parte da produção e representa a modernidade do setor no vizinho. Atualmente são mais de 330 hectares de plantação e quase três toneladas de uvas coletadas anualmente por lá, segundo dados do departamento de Processamento de Declarações Juradas de Colheita Efetiva existentes no site da INAVI (Instituto Nacional de Vitinicultura do Uruguai/ http://www.inavi.com.uy).

O grau de investimento e desenvolvimento fez das vinícolas do Sudeste uma região propicia para práticas enogastronômicas e enoturísticas. Montevidéu e Maldonado formam uma faixa costeira, com magníficas praias, bosques nativos cuidadosamente preservados, parques nacionais de dunas e lagoas, abrigando grandes produtores de vinhos. Um exemplo é a vinícola Garzón, que foi premiada pela prestigiada revista inglesa Decanter esse ano, com o melhor vinho tinto varietal do mundo: Garzón Single Vineyard Tannat 2015.

Hospedagens rurais de alto padrão, gastronomia de luxo conduzidas por renomados chefes de cozinha, sob belas paisagens, regadas a um bom vinho local faz desta região uma alternativa para os amantes do Enoturismo durante todo o ano, especialmente nos meses do verão. Eventos como a colheita são uma ótima pedida para desfrutar desse universo, ocorre durante os meses de fevereiro e março.

Iniciando por Montevidéu

Se o passeio do visitante começar por Montevidéu, umas das opções é hospedar-se no My Suites. Ali se respira vinho da hora que entra até a hora que sai. O empreendimento é pioneiro na tendência de hotéis temáticos na capital uruguaia e o único dedicado ao segmento no país. A evolução dos vinhos nacionais, o interesse e reconhecimento internacional foram fundamentais para orientar o posicionamento do hotel para o produto.

O My Suites Wine Bar, restaurante da casa, representa as destacadas vinícolas uruguaias e os renomados vinhos na selva de pedra. No início da noite, o hóspede pode participar de degustações guiadas pelo sommelier da casa diariamente com as bebidas e azeites nacionais.

Outras duas opções para fazer uma boquinha é o famoso Bar Facal, que tem o Chivito mais tradicional da cidade (sanduiche típico uruguaio) e o contemporâneo Tona – comandado pelo chef Hugo Soca – que faz uma releitura da comida caseira e tradicional do país com receitas escolhidas do livro da avó.

Logo de manhã, toma-se café e a primeira vinícola a ser visitada é a Bodega Casa Grande, pequenina, ela é produtora de excelentes vinhos, aqui o ditado “é nos menores frascos, que estão os melhores perfumes” cai como uma luva. Para o almoço a sugestão é a vinícola “Viñedos de Los Vientos”, que serve uma refeição harmonizada com os melhores vinhos da casa como ninguém.

Sentido Maldonado

Chegando a Punta Del Este, o melhor é passar no hotel e deixar as malas, descansar um pouco e sair para desfrutar da noite. O Golden Beach Resort & SPA, está localizado no centro da península e é de fácil acesso aos pontos mais badalados da cidade. Locais como pub Moby Dick ou restaurante Lo de Tere são opções bem disputadas próxima ao porto para jantar ou curtir a balada.

No dia seguinte, existe uma infinidade de opções, a Red Travel, empresa especializada em city tour, tem como sugestão de passeio o Winetours, que visita algumas das principais vinícolas dali. No primeiro dia a empresa leva os visitantes até a Garzón, com degustação de azeite pela manhã e almoço harmonizado a tarde. No dia seguinte, a dica é o passeio (visita a vinícola) e degustação na Bodega Altos de la Ballena, onde três variedades de vinho acompanhados de pães caseiros e deliciosos queijos artesanais são servidos aos turistas.

Depois o dia continua na vinícola Éden, localizada em “Pueblo Éden”, também com degustação de três rótulos, que são sempre influenciados pelo solo mineral e ares oceânico, que dão à vinícola as condições ideais para a produção sustentável de vinhos num estilo único.

Após essa visita, uma passada ao rústico povoado pode ser uma grata surpresa. Lindo e cheio de charme, vale uma parada para o lanche da tarde na “La Casita de Chocolate” onde a dona, Romina, serve um chá da tarde, estilo inglês com influência colonial, indispensáveis ao passeio.

Vinícolas, hotéis, passeios a pé entre as vinhas ou balão são somente algumas das atividades apresentadas para a diversão e entretenimento do turista. O investimento em tecnologia e infraestrutura crescem de acordo com o turismo no setor.




Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Travel

To Top