• Revista lounge*

Revista lounge*

Receita boa para o Dia Mundial do Vegetarianismo

Gourmet

Receita boa para o Dia Mundial do Vegetarianismo

Hoje, dia 01, é o Dia Mundial do Vegetarianismo. A data foi instituída em 1977  pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, com o objetivo de mostrar os benefícios desse tipo de alimentação para a saúde e meio ambiente. Atualmente, 14% da população brasileira se declara vegetariana, o equivalente a quase 30 milhões de pessoas, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

A data também homenageia aqueles que decidiram retirar alimentos de origem animal das refeições diárias. “Para quem deseja mudar os hábitos e tonar-se vegetariano, a primeira recomendação que dou é ir a um nutricionista e tirar todas as suas dúvidas. Nunca deixe faltar equilíbrio no prato, que deve ter grãos, vegetais e sementes sempre. Se sentir vontade de comer carne, o que no início da transição é normal, consuma tofu defumado ou bacon vegano, que você encontra em casa de produtos naturais ou até mesmo à venda na internet. Para quem tem fácil acesso, procure comprar carnes veganas, como o bife de soja. Um tempero muito saboroso é a fumaça líquida, que vai deixar seu prato com aquele sabor mais defumado”, conclui a chef Camila Botelho, que é membro da SVB.

Pensando em inspirar a mudança de hábito para uma alimentação vegetariana, Camila compartilhou uma receita bem saborosa. 

Risotto de Quinoa 

Ingredientes

– 2 xícaras de quinoa 

– 1 cebola 

– pimenta do reino

– sal

– alho poró

– 1 batata doce roxa grande

– cheiro verde a gosto

nutritional yeast (tempero à base de levedura nutricional) a gosto opcional (ou queijo vegano) 

– cogumelos de sua preferência (eu indico: paris, shitake ou eryngui)

– molho barbecue 

– semente de girassol

– semente de abóbora

Modo de preparo 

Deixe a quinoa de molho por 8 horas, depois descarte a água e cozinhe-a com duas xícaras de quinoa e 1 ½ xícara de água. Cozinhe a batata. Então, bata com pouca água para ficar cremosa. Refogue a cebola e alho poró.




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gourmet

To Top