• Revista lounge*

HOJE é o Dia Mundial do Saquê. Confira maneiras de harmonizar a bebida

Lifestyle

HOJE é o Dia Mundial do Saquê. Confira maneiras de harmonizar a bebida

Do Japão para o mundo, o saquê caiu no gosto dos brasileiros

Não apenas uma bebida, mas uma expressão histórica e cultural, o saquê tem seu dia próprio comemorado em 1º de outubro. Milenar e cheio de mistérios, a única certeza é que começou no Japão e foi descoberta por acaso há cerca de 2000 anos. Aprimorado com o tempo, a bebida conquistou o mundo e, principalmente, os brasileiros. 

O maior especialista em saquê do país, Celso Ishiy, dá 7 dicas de como harmonizar o saquê com diferentes tipos de pratos:

Pratos leves – pode ser harmonizado com ginjo e daiginjo para apreciar o saquê. Exemplos: saladas, grelhados de carne branca, carpaccio, massas sem molhos encorpados.

 Pratos salgados – pode ser harmonizado com saquês levemente doces. Mas se o salgado for acentuado, recomenda-se um saquêmais seco, do tipo junmai. Exemplos: peixe assado, massas de molho vermelho, que podem ser servidos com saquê do tipo nigori (mais encorpado).

 Pratos cítricos – Harmoniza-se com saquês mais doces como nigori (mais encorpado) ou honjozo. Exemplos: Ceviches, sunomono.

 Pratos temperados e oleosos – Normalmente harmoniza-se com saquê junmai. Entretanto, o corpo leve do saquê honjozo pode “quebrar” a oleosidade. Exemplos: o churrasco pode combinar com um nigori, junmai, honjozo seco. Para quem prefere reduzir a gordura pode harmonizar com um honjozo extra dry.

 Pratos aromáticos – Harmoniza-se com saquê aromático, o suficiente para que se sobressaia da comida.

 Pratos encorpados – Harmoniza bem com saquê encorpado e sabor de forte presença. Exemplos: carne de panela mineira e feijoada podem ser acompanhados do saquê nigori, que é mais encorpado e realça o sabor acentuado destes pratos.

 Pratos doces – Podem ser harmonizados com saquê seco para destacar a doçura da comida – como nos casos da sobremesa. Também pode ser harmonizado com saquê doce para que a comida não fique enjoativa.

Este slideshow necessita de JavaScript.




Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Lifestyle

Recentes

Gastronomia

Banana Café

By 10 de julho de 2020

Gastronomia

A Fornada

By 9 de julho de 2020

Gourmet

Polvo com Trufas

By 8 de julho de 2020

Gourmet

Tuy Bar, Cocina

By 7 de julho de 2020

Gastronomia

Carne Argentina

By 5 de julho de 2020
To Top