• Revista lounge*

HOJE é o Dia Mundial do Saquê. Confira maneiras de harmonizar a bebida

HOJE é o Dia Mundial do Saquê. Confira maneiras de harmonizar a bebida

Lifestyle

HOJE é o Dia Mundial do Saquê. Confira maneiras de harmonizar a bebida

Do Japão para o mundo, o saquê caiu no gosto dos brasileiros

Não apenas uma bebida, mas uma expressão histórica e cultural, o saquê tem seu dia próprio comemorado em 1º de outubro. Milenar e cheio de mistérios, a única certeza é que começou no Japão e foi descoberta por acaso há cerca de 2000 anos. Aprimorado com o tempo, a bebida conquistou o mundo e, principalmente, os brasileiros. 

O maior especialista em saquê do país, Celso Ishiy, dá 7 dicas de como harmonizar o saquê com diferentes tipos de pratos:

Pratos leves – pode ser harmonizado com ginjo e daiginjo para apreciar o saquê. Exemplos: saladas, grelhados de carne branca, carpaccio, massas sem molhos encorpados.

 Pratos salgados – pode ser harmonizado com saquês levemente doces. Mas se o salgado for acentuado, recomenda-se um saquêmais seco, do tipo junmai. Exemplos: peixe assado, massas de molho vermelho, que podem ser servidos com saquê do tipo nigori (mais encorpado).

 Pratos cítricos – Harmoniza-se com saquês mais doces como nigori (mais encorpado) ou honjozo. Exemplos: Ceviches, sunomono.

 Pratos temperados e oleosos – Normalmente harmoniza-se com saquê junmai. Entretanto, o corpo leve do saquê honjozo pode “quebrar” a oleosidade. Exemplos: o churrasco pode combinar com um nigori, junmai, honjozo seco. Para quem prefere reduzir a gordura pode harmonizar com um honjozo extra dry.

 Pratos aromáticos – Harmoniza-se com saquê aromático, o suficiente para que se sobressaia da comida.

 Pratos encorpados – Harmoniza bem com saquê encorpado e sabor de forte presença. Exemplos: carne de panela mineira e feijoada podem ser acompanhados do saquê nigori, que é mais encorpado e realça o sabor acentuado destes pratos.

 Pratos doces – Podem ser harmonizados com saquê seco para destacar a doçura da comida – como nos casos da sobremesa. Também pode ser harmonizado com saquê doce para que a comida não fique enjoativa.

Este slideshow necessita de JavaScript.




Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Lifestyle

To Top