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Entenda os sinais que o corpo dá durante a atividade física

Saúde

Entenda os sinais que o corpo dá durante a atividade física

Quando praticamos atividades físicas, principalmente musculação e exercícios de alta intensidade, costumamos observar o surgimento de veias saltadas, vermelhidões, coceiras e dores. Além disso, algumas pessoas podem sentir tremedeiras, dor de cabeça e mal-estar.

Enquanto alguns destes sintomas são apenas respostas naturais do nosso corpo aos exercícios, sendo assim completamente normais, outros são alertas de que algo está errado. “Por isso, é importante conhecer os sintomas que ocorrem naturalmente durante o exercício e estar sempre atento à presença de qualquer sinal de alerta, pois certos desconfortos nunca devem ser desprezados ou considerados normais”, alerta a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Veias saltadas – As veias saltadas, por exemplo, podem parecer preocupantes, mas, de acordo com a especialista, são completamente normais durante o exercício, pois, quando praticamos qualquer tipo de atividade física, há um aumento da vascularização e do fluxo sanguíneo na região que está sendo exercitada para nutri-la. 

Vermelhidão e coceira – No caso da vermelhidão e coceira, esses sintomas também são normais durante a atividade física, pois, quando nos exercitamos, são liberadas várias substâncias que promovem a vasodilatação e que conferem aquele aspecto avermelhado à pele.

Tremedeiras e espamos – Já as tremedeiras e os espasmos que ocorrem após a atividade são sinais de fadiga muscular, muito comum em treinos focados em hipertrofia, já que o exercício causa uma lesão no músculo, que é o estímulo necessário para que a hipertrofia muscular aconteça. 

Dor de cabeça, tontura e mal-estar – Mas, segundo a Dra. Aline, sintomas como dor de cabeça e mal-estar durante a atividade física não são normais e podem ser sinais de que algo está errado, principalmente com relação a alimentação. “A falta de alimentação adequada pode provocar estes sintomas durante o exercício. Por isso, é recomendado que antes da atividade física você consuma alimentos fonte de energia como carboidratos complexos e gorduras saudáveis, como pão integral, cereais integrais, frutas com castanhas, que vão fornecer glicose ao organismo para ser transformada em energia. Já após o exercício o ideal é que você consuma algum tipo de proteína, como frango e ovos, para ajudar na recuperação do músculo”, recomenda. Exercitar-se de forma exagerada também pode causar sintomas como tontura e dor de cabeça.




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