Alter do Chão, em Santarém, no Pará, ganhou fama mundial depois de ter sido eleito pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos de praia no Brasil, à frente de lugares como Fernando de Noronha e Alagoas. Até pode parecer estranho, mas a verdade é que Alter do Chão, conhecido como Caribe Amazônico, tem mesmo praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país e, vale ressaltar, tudo cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns.

O lugar é ideal para aproveitar o “verão amazônico”, inúmeras ilhas e extensas faixas de areia branca são banhadas por águas cristalinas esverdeadas, cenário que se forma no período da vazante do rio (entre agosto e fevereiro). Mas não é má ideia visitar Alter durante a cheia, dá para aproveitar os passeios de barco e as incursões pela floresta Amazônica.

Formadas na vazante do Rio Tapajós, as praias fazem a alegria dos turistas. Central e mais famosa, a Ilha do Amor tem acesso por canoa ou, na maré baixa, em uma caminhada – são 10 km de areia branquinha e muita agitação em seu início, com cadeiras de praia e bares. No município de Belterra, com acesso de barco ou por estrada de terra, Pindobal também tem muitos bares e características parecidas com a Ilha do Amor.

Ponta do Cururu é literalmente uma ponta de areia onde os botos bailam sobre as águas – o acesso é por barco ou caminhada a partir da Ilha do Amor. A Ponta do Cururu é muito procurada na hora do pôr do sol. Também formado apenas nos períodos de seca, o Lago Verde fica bem próximo à Ilha do Amor, separado do Rio Tapajós apenas por um grande banco de areia. Lá, mergulha-se nos igarapés e caminha-se ao lado de macacos e cutias.

Uma imersão pela Floresta Amazônica: é o que oferece o passeio para a Floresta Nacional do Tapajós, ou Flona. Barcos saem de Alter do Chão e descem o Rio Tapajós com paradas em praias e comunidades ribeirinhas em roteiros de 1 a 5 dias de viagem.

Da culinária local, os pratos à base de peixe são os mais procurados e não podem faltar no cardápio dos restaurantes. Entre as espécies mais preferidas estão o tucunaré e tambaqui. Os doces a base de frutas regionais também são destaques. Outros pratos, como o tacacá, vatapá, pato no tucupi, maniçoba e bolos tradicionais despertam o paladar dos visitantes de do mundo todo.

Lúcio Zahoul. Abril de 2026

Agenda

Tome nota: eventos em homenagem às mulheres

A cidade de São Paulo está repleta de eventos gratuitos para homenagear as mulheres. Tem [...]

Social

Agito no Sul

A sexta-feira, 9 de maio, foi muito agitada no sul do país. Confira as fotos [...]

Entretenimento

FLORIPA

Despedida de luxo: Posh Club encerra temporada com festa imperdível em Jurerê Internacional Maio, 2025 [...]

Tem que ir

Baile do Zeh Pretim volta a São Paulo neste sábado

No dia 30 de abril, a partir das 23h, as agências Fishfire Ideas (www.fishfire.com.br) e Grupo8ito(http://grp8.com.br/) trazem [...]

Beleza

Harmonização Facial: Conheça a Bichectomia

Dr. Mario Cesar Toledo Cunha, especialista em Harmonização Facial explica o procedimento A harmonização facial [...]

Música

Lollapalooza Brasil 2019: confira o Lineup por dia

Arctic Monkeys, Tribalistas, Sam Smith e Tiësto são os headliners do dia 5 de abril. [...]

Social

BONITA BAR

  Marcelo Yura, empresário e sócio do Bonita Bar fez festa e agitou a noite [...]

Agenda

Ammo Beach apresenta quarta acústica

O Ammo Beach traz mais novidades para este verão em Jurerê Internacional. A partir de [...]

[guest_only] [/guest_only]