• Revista lounge*

Gourmet

Ca’d’Oro contempla o melhor do norte da Itália

Mundialmente reconhecida pela sua tradição gastronômica, a Itália conta com uma culinária diversificada, e que pode mudar muito de região para região.

Fortemente apreciada pelos brasileiros, principalmente em cidades como Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, onde a presença das colônias italianas são bastante forte, a comida italiana vai além das pizzas, macarrões e polpetas.

Fundado em 1953, o restaurante Ca’d’oro está sob o comando do chef Fabrízio Guzzoni, que nas suas criações prioriza o norte da Itália, com receitas que incluem  caças, assados e os famosos risotos. O Ca’d’oro, prova que a gastronomia italiana é mais rica e diversificada do que se conhece. Confira abaixo alguns pratos exclusivos:

Gran Bollito misto alla Piemontese
O carro chef do Ca’d’Oro. Carnes especiais e legumes cozidos, cada um no seu tempo, e acompanhados de três molhos: mostarda de Cremona, verde e raiz forte.

Ossobuco con Risotto alla Milanense
Reza a lenda que um jovem ajudante de um dos vidraceiros que trabalhavam para o canteiro do Duomo no século XV, abusava demais do uso do açafrão para produzir as cores que seriam usadas nos vitrais. O chefe, cansado do desperdício, um dia desabafa: “e vai chegar o dia que você vai colocar até no arroz!”. Dito e feito: nascia o prato típico milanês.

Quando o Ca’d’Oro abriu suas portas em 1953 e trouxe em seu cardápio o risotto à milanesa, muitos não gostaram e disseram na época ter gosto similar a remédio, porém um prato de sucesso na Europa, mais cedo ou mais tarde viria também fazer sucesso no Brasil, e foi por isso que Guzzoni insistiu para que permanecesse no cardápio.

Codornas à Bergamasca
A gastronomia do norte da Itália é muito focada nas famílias camponesas que viviam na região. Culturalmente sempre foi costume dessas famílias caçarem para alimentarem suas famílias, portanto aves como codornas, faisões e perdizes eram encontradas frequentemente em suas mesas.

Bresaola
Produzida na região lombarda da Valtellina, a Bresaola é um embutido frio, preparado com carne de boi (e não de porco como os presuntos). É temperada com ervas aromáticas e tem um teor de gordura baixíssimo. Prove com um fio de azeite e raspas de parmiggiano.

Brasato
É um corte de carne, cozida lentamente no vinho Barolo e geralmente servida com polenta ou gnocchi. Prato mais indicado para se comer no inverno.

Asparagi alla Milanese con tartufo
As famosas e mais caras do mundo são as brancas, da cidade de Alba, que todos os anos em outubro organiza o Festival del Tarfufo di Alba, mas existe também a negra. A trufa negra fica deliciosa servida sobre ovos fritos, e no Ca’d’Oro ela é servida sobre um clássico da Lombardia, aspargos cozidos no caldo de carne com ovo frito em manteiga espumante e parmesão.

 Casoncelli alla Bergamasca
O Casoncelli possui origem antiga, que data de 1366, e sendo um prato camponês, era preparado com aquilo que se tinha em casa, triturado e usado para rechear a massa. Inclusive alguns manuscritos históricos colocam a cidade de Bergamo como o berço da massa recheada.

Presuntos, mortadela e parmigiano
Não tem como pensar na região da Emília Romagna, principalmente na cidade de Parma, sem pensar nos famosos presuntos crús, cozidos e o culatello di zibello produzidos exclusivamente naquela zona. O Prosciutto San Daniele é um clássico, servido no Ca`d`oro.

Para fechar tudo, um pedaço do mais famoso (e imitado, sem sucesso) queijo do mundo: o parmigiano-reggiano. Na região de Bolonha, por exemplo, a fama vai para a saborosa mortadela.

Serviço
Site: www.cadoro.com.br

 

fotos: Tadeu Brunelli

 




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gourmet

  • Gourmet

    Jantar lounge* no TonTon

    Por

    Hoje tem lounge* TonTon Hoje a partir das 19:00 h acontece mais um happy hour e...

  • Gourmet

    Amadeus

    Por

    Amadeus   A varanda do  Amadeus já é um marco no bairro dos jardins.  O restaurante...

  • Gourmet

    Geiko-San, japan food

    Por

    Geiko-San   Conhecido pelos críticos como um dos melhores restaurantes japoneses de São Paulo, o Geiko-San...

  • Gourmet

    VicoBoim

    Por

    Gastronomia italiana na Praça Vila Boim Aberto a pouco tempo o VicoBoim é uma excelente opção...

  • Gourmet

    Altruista Osteria & Enoteca

    Por

    Altruista  Osteria & Enoteca Estreia nos jardins com proposta gastronomia em massas e vinhos a preços de gôndola  Recém-inaugurado, o Altruísta...

  • Gourmet

    Sococo Brasil

    Por

    Sococo, de Alagoas para o mundo Na década de 60, Maceió, uma das capitais mais belas...

  • Gourmet

    Almoço lounge*

    Por

    Almoço lounge* Ao som dos djs Layne Salles e Ivan M0niz rolou sábado  no restaurante  Cebitheria...

  • Gourmet

    Polvo com Trufas

    Por

    A Tartuferia San Paolo, restaurante fundado em 2014, com o diferencial de oferecer aos seus clientes...

  • Gourmet

    Tuy Bar, Cocina

    Por

    Criado a partir da cozinha Ibérica, o @tuybarcocina virou um dos hot spots mais bem frequentados...

  • Gourmet

    Gabi na cozinha

    Por

    “Cozinhar, pra mim, é um modo de amar os outros” Gabriela Goulart, natural de Franca, cidade...

Recentes

Entertainment

Roberto Medina, São Paulo 2022

By 27 de novembro de 2020

#TBTlounge*

#TBT Warung tour Campinas 2006

By 26 de novembro de 2020

Destaque

Futebol em luto por Maradona

By 25 de novembro de 2020

Bem Estar

Dicas Micheli Tiburtino

By 25 de novembro de 2020

Entertainment

Open Cafe Society

By 24 de novembro de 2020
To Top