• Revista lounge*

Revista lounge*

Alunos da Universidade Anhembi Morumbi faturam campeonato internacional de Gastronomia

Alunos da Universidade Anhembi Morumbi faturam campeonato internacional de Gastronomia

Gourmet

Alunos da Universidade Anhembi Morumbi faturam campeonato internacional de Gastronomia

O Troféu Laureate Culinary Cup é inédito para o Brasil

Nos dias 5 e 6 de junho aconteceu em Santiago, no Chile, a final da Laureate Culinary Cup, competição gastronômica da Laureate International Universities, rede global de instituições acadêmicas privadas que conta com universidades em nove países espalhados pelo mundo.

Para se consagrarem os grandes vencedores, os alunos César Albuquerque Cannizza e Ricardo Tetsuo Hashimoto do Curso Superior de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi tiveram que passar primeiro pela etapa nacional da competição em Porto Alegre onde se classificaram em segundo lugar. “Foram muitos aprendizados, corrigimos os erros que cometemos para chegar ao Chile preparados”, conta César.

A  presidente do comitê da Etapa Brasil, professora Marina Queiroz Tonete, em parceria com o chef Leonardo Tavares foi responsável pelo treinamento dos alunos durante 6 meses. “A dupla de alunos foi escolhida dentro do Grupo de Elite, um grupo formado por alunos e docentes de excelência do curso de Gastronomia. Sabíamos que nossos pratos estavam num nível técnico muito elevado, mas para que tudo desse certo, precisávamos de muito esforço, treino e dedicação”, explica a professora.

Em Santiago, o Brasil participou com três times: a dupla de estudantes da Anhembi Morumbi, uma da FPB (Faculdade Internacional da Paraíba) e uma dupla da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). O tema escolhido para o menu vencedor foi inspirado na artista plástica consagrada no Brasil Tomie Ohtake, representando a pluralidade da gastronomia brasileira e homenageando os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. “Criamos um menu em homenagem à Tomie Ohtake. Para isso, fomos buscar em sua história, técnicas, estilo e momentos de sua carreira inspiração para elaboração dos pratos. Trabalhamos para nos aproximar ao máximo dos pontos explorados por ela em suas obras como: cores, texturas e tendências. Estudamos a cronologia de suas obras para que o menu, da mesma forma que Tomie, evoluísse de forma sequencial, explorando o figurinismo do início de sua carreira, a evolução de seu abstracionismo e encerrando o menu dando ênfase em dois aspectos finais também em suas obras: textura e o monocromático. Todos os pratos fazem uma menção à alguma obra de Tomie”, conta Ricardo.

No caminho, alguns desafios. “Por mais que estivéssemos preparados não imaginávamos que iríamos enfrentar tantos desafios como diferenças nos ingredientes, os produtos do Brasil são diferentes dos produtos de lá e alguns ingredientes que levamos não puderam entrar”, diz César.  “Nossa ideia era expor de alguma forma essa pluralidade brasileira e de uma forma geral tudo foi pensado, desde a louça até os ingredientes. Os pratos conversavam entre eles, foi tudo muito bem planejado”, completa.

Pela primeira vez uma universidade brasileira traz o troféu para casa e a sensação de dever cumprido é mais do que merecida. “Foi uma grande honra representar a Anhembi Morumbi, pioneira em gastronomia aqui no Brasil. Foi uma experiência muito gratificante depois de muito trabalho e meses de dedicação”, comemora César.

“O melhor é saber que estes talentos, que revelamos em diversos concursos nacionais e internacionais de renome, estarão despontando no mercado de trabalho em pouquíssimo tempo”, conclui Marina Tonete.

A seguir, você confere o menu campeão da Laureate Culinary Cup elaborado pela Universidade Anhembi Morumbi:

Entrada Fria: A Pluralidade Brasileira

Tartar de pato curado com especiarias, picles de beterraba, homus de lentilha, sour-cream, maionese de abacate, mel fermentado, mix de brotos e pão de fermentação natural.

Entrada Quente: O Brasil Acolhe o Japão

Consommé de pato, com cappelletti, recheado com camarão, mascarpone e cítricos, camarão branqueado no consommé, com mini cenoura, lâminas de aspargos, pétalas de mini rosas e brotos.

 Prato Principal: Um Simples Olhar Ao Universo

Pato confitado, creme de milho rústico, legumes glaceados, gel de manga e poejo.

 Sobremesa: O Prazer Cabe Dentro de Um Abraço

Esfera de creme zabaione, recheada com creme de morangos salteados, pó de morango liofilizado, trufa de framboesa, bolo red velvet de sifão, gel de morango e framboesa, morango e framboesa in natura e folha de ouro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 




Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gourmet

To Top