• Revista lounge*

Carnaval

7 dicas para curtir o carnaval sem descuidar da alimentação

Fevereiro chegou e, com ele, a festa mais popular do Brasil. Seja em bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas, em trios elétricos ou em uma viagem, o essencial é curtir o carnaval sem deixar de cuidar do corpo e da saúde. Por isso, a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, traz algumas dicas para curtir um carnaval de maneira saudável:

Não abuse do álcool: Além das calorias e do açúcar, algumas bebidas alcoólicas possuem elevada quantidade de sódio – que em excesso prejudica a circulação sanguínea. 

Não fique longos períodos em jejum: O ideal é realizar três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), além de pequenos lanches nos intervalos. Muitos bloquinhos têm início pela manhã e duram até tarde, logo, um café da manhã reforçado se faz necessário, pois é preciso energia para acompanhar tanta movimentação. 

Evite frituras: “Evite ingerir frituras e alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono, estufamento e moleza, atrapalhando quem quer aproveitar a festa.”

Evite os alimentos ultraprocessados: A alta ingestão de salgadinhos empacotados, refrigerantes e carnes processadas que contêm poucos nutrientes e muitos conservantes e geralmente uma quantidade excessiva de sódio, estão relacionadas ao risco elevado de disfunções metabólicas e alguns tipos de câncer. 

Cuidado com alimentos facilmente perecíveis: “Assim como os frutos do mar, a maionese e os molhos estragam facilmente, ainda mais quando não estão mantidos sob temperatura correta”, explica a médica. Por isso, evite consumir lanches naturais ou frutos do mar fora de casa, afinal, você não quer ser pego por uma intoxicação alimentar e estragar sua folia, não é?

Atente-se às condições de higiene dos locais em que você se alimenta: Como se trata de uma festividade em que se passa grande parte do tempo na rua, é natural que alguns alimentos sejam comidos fora de casa, mas tome cuidado.




Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Carnaval

Recentes

Gastronomia

Páscoa portuguesa

By 9 de abril de 2020

Social

Europe Summer Algarve 2020

By 8 de abril de 2020

Moda

Fashion lounge*

By 7 de abril de 2020

Entertainment

Laroc lança Live com DJs para driblar o isolamento

By 27 de março de 2020
To Top