• Revista lounge*

Gourmet

5 dicas para harmonizar queijos e vinhos

Amanhã, dia 24, uma frente frio vai chegar e o fim de semana promete ser frio. Consegue pensar em uma combinação melhor para esse tempo do que uma tábua de queijos com vinho?

Mas quais queijos priorizar ao montar uma tábua para servir acompanhada de vinhos? E quais vinhos servir para acompanhar meus queijos? Aprenda a encontrar os melhores tipos de queijo para comer com vinho com as 5 dicas de harmonizações perfeitas que a lounge* preparou. Confira:

  1. Camembert, Gouda e Brie com brancos e tintos leves

O queijo Camembert é um tipo produzido com leite de vaca, bem macio, mas com sabor forte e característico. Sua casca é bem fina e ele pode apresentar pequenos bolores de coloração clara. O brie, por sua vez, é um queijo também feito com leite de vaca, mas bem cremoso. Sua principal característica é a casca branca e o discreto sabor de nozes.

O Gouda é um queijo clássico das tábuas de aperitivo. Seu gosto é suave e discretamente adocicado e sua casca é avermelhada e não comestível. É fácil identificá-lo ao observar os buracos formados em sua massa interna. Essas características harmonizam bem com vinhos brancos feitos com a uva chardonnay ou, para quem quer investir nos tintos, alguns tipos mais delicados, como o Pinot Noir e o Merlot.

  1. Roquefort com vinho do Porto ou Espumantes

O Roquefort é um queijo azul, produzido com leite de ovelha e, por isso, extremamente característico e saboroso. Como tem um aroma e sabor forte, um bom complemento para ele são os vinhos do Porto e outros mais adocicados. Espumantes também podem harmonizar bem com esse tipo de queijo.

  1. Queijo Gorgonzola com tintos encorpados

Outro queijo azul de sabor forte e característico é o Gorgonzola. Sua consistência mais cremosa e macia torna esse um queijo mais popular que o seu irmão Roquefort. Para harmonizar vinhos com o gorgonzola, prefira os mais encorpados e secos, como o Malbec ou o Cabernet Sauvignon.

  1. Queijo ricota, de cabra ou cottage com vinhos brancos leves

Os queijos frescos, como o ricota, o de cabra e o cottage, são tipos de queijos com sabor delicado e aroma bastante discreto. Para harmonizá-los e não prejudicar a experiência ao consumi-los, é interessante optar por vinhos brancos igualmente leves, com características frutadas e refrescantes. Vinhos feitos com Sauvignon Blanc ou Espumantes são boas pedidas.

  1. Queijo Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère com tintos encorpados

Queijos duros como emmental, pecorino, grana padano e gruyère têm sabor bastante complexo e extremamente marcante. Para harmonizar bem com esses queijos é interessante investir em vinhos com taninos marcantes. Uma boa opção são alguns italianos clássicos, como Chianti e Barolo, ou alguns franceses da região do Rhône ou de Bordeaux.




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gourmet

To Top