São Paulo foi escolhida como a cidade-sede do 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O evento será realizado em 14 de agosto, no Theatro Municipal, e passa a integrar o Agendão, calendário cultural integrado do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, e o Programa SP Audiovisual, do Governo do Estado. É a primeira vez em 18 anos que a maior e mais importante premiação do cinema nacional sai do Rio de Janeiro para acontecer em outra cidade.
A mudança se deu por conta de uma articulação entre a Academia Brasileira de Cinema, que organiza o prêmio, a Spcine, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. O local da premiação em 2020 também está definido. Será na Sala São Paulo, equipamento cultural do Estado gerido pela Fundação Osesp.
Os premiados com o Troféu Grande Otelo em 30 categorias serão conhecidos durante a cerimônia, que terá transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil.
O campeão de indicações é “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, dirigido por Andrucha Waddington, que disputa o prêmio em 12 categorias. “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, tem dez indicações, seguido por “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, com nove. Confira aqui a lista completa de indicações.
Este ano, serão premiados pela primeira vez o melhor filme latino-americano exibido no Brasil e as melhores séries de ficção e documentais independentes exibidas na TV por assinatura e em outras plataformas digitais.
Os finalistas da 18ª edição são nomeados pelos sócios da Academia em votação sigilosa pela internet, apurada pela PwC. E, como acontece todo ano, os vencedores serão escolhidos no segundo turno, quando, além dos membros da Academia, o público vota nos seus favoritos nas três principais categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Estrangeiro.
Circuito Spcine
Entre 18 de julho e 14 de agosto, os finalistas do Grande Prêmio também entram na programação oficial do Circuito Spcine, nas salas Spcine Roberto Santos, Spcine Olido, Spcine Cidade Tiradentes e nos CEUs.
A lista é composta por 22 filmes indicados nas categorias de Melhor Longa-Metragem de Ficção (como “Benzinho”, “Chacrinha: O Velho Guerreiro” e “O Grande Circo Místico”), Melhor Longa-Metragem de Documentário (como “My Name is Now, Elza Soares” e “O Processo”), Melhor Longa-Metragem Estrangeiro (como “Bohemian Rhapsody”, “Infiltrado na Klan” e “Me Chame pelo seu Nome”) e Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano (como “As Herdeiras” e “Uma Noite de 12 Anos”).

SãoPauloaMelhorCidadedoMundo
SãoPauloaMelhorCidadedoMundo
Hoje, o Hotel Rosewood em São Paulo será o cenário da primeira festa oficial do Grande Prêmio de Fórmula 1 Brasil 2024.
O icônico Hotel Rosewood, em São Paulo, será o palco da primeira festa oficial do [...]
Gastronomia
Gastronomia
Forchetta D’Oro
Em 2026, o tradicional restaurante Forchetta D’Oro celebra cinco décadas de história, consolidando-se como um [...]
Business
Business
Homme
Jantar nas Alturas. – Empreendedores visionários como João Lauro da Matta, Rafael Belmonte e André [...]
Travel
Travel
Personal Travel: de luxo à tendência mundial
Roteiros personalizados que são a cara do cliente oferecem condições de viagens mais vantajosas e [...]
Entretenimento
Entretenimento
Petit Private Party hoje em São Paulo e os dj Renan Couto e Gui Defilippi comandam a festa
Hoje, São Paulo será palco da aguardada Petit Private Party, a partir das 18 horas, [...]
Social
Social
Casa dos Vestidos, inauguração de espaço sofisticado em Pinheiros
Na vibrante área de Pinheiros, São Paulo, a Casa dos Vestidos celebrou em grande estilo [...]
Moda
Moda
Aquazzura lança coleção em parceria com Rachil Chalhoub
Pensando numa atitude feminina dos anos 90, era em que tanto Edgardo Osorio quanto Racil [...]
Travel
Travel
SUD Lisboa é bar, rooftop e restaurante com piscina
Inaugurado no dia 11 de julho, o projeto conta com vista panorâmica da região Um [...]