Primeira banda sai na região de Lauzane Paulista, zona norte da cidade, dia 31 de janeiro
Esta notícia é para todos os paulistanos que gostam de samba e já estão ansiosos para a folia de 2015. Neste sábado, 31 de janeiro, começa o pré-Carnaval de São Paulo, com apresentação do primeiro grupo, Banda Grande Família, que fará desfile em Lauzane Paulista, região norte da cidade.
A banda é uma das filiadas à Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (Abasp), entidade que, com o apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), prepara os eventos oficiais do pré-Carnaval paulistano.
Segundo a organização, os desfiles de blocos e bandas da Abasp atraem público total de mais de 60 mil pessoas. A programação gratuita inclui outras 11 bandas e blocos tradicionais associados à entidade que vão se apresentar até o dia 16 de fevereiro, agitando diferentes bairros da capital.
No outro fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, além de grupos da Abasp, a alegria vai tomar conta da região central com a “Pholia na Luz”, organizada pela Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos de São Paulo (ABBC), entidade também apoiada pela Prefeitura por meio da SPTuris.
A festa tradicional comemora este ano 25 edições ininterruptas e terá a participação de 14 agremiações entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz. O evento totalmente gratuito costuma atrair cerca de 10 mil foliões de várias idades por dia.
Todas as datas do pré-Carnaval de São Paulo já estão disponíveis no site oficial:cidadedesaopaulo.com/carnaval
Entenda os blocos
O pré-Carnaval paulistano acontece oficialmente desde a década de 1970 e os mais antigos blocos e bandas são filiados à Abasp ou à ABBC, entidades que recebem apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da SPTuris, além de infraestrutura.
Juntamente com os desfiles de blocos e bandas da Abasp e ABBC, a União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) também reúne blocos especiais, que este ano farão apresentações na região da Luz nos dias 15 e 16 de fevereiro.
Nos últimos anos, porém, com o surgimento espontâneo de outros blocos, independentes de entidades, a Secretaria Municipal de Cultura começou a cadastrar, no final de 2013, os novos grupos.
Mesmo mantendo-se independentes, os desfiles desses blocos, que somam mais de 300, passaram a receber apoio de infraestrutura da Prefeitura de São Paulo com o objetivo de deixar o Carnaval de Rua mais organizado, minimizando trantornos e com oferta de banheiros químicos, grades, ambulâncias, fechamento de ruas e outras demandas de acordo com o tamanho de cada bloco e local de desfile. A Secretaria Municipal de Cultura está à frente desta organização, com o apoio de várias secretarias e da SPTuris.

Revista lounge*
Revista lounge*
Converse apresenta nova coleção
A converse já criou sua nova coleção de Pimavera/Verão 2013/14 de suas quatro linhas, Chuck [...]
Música
Música
Pianista lança projeto no Iguatemi
A pianista Juliana D´Agostini, Tchsikovsky, Beethoven e Mozart farão a festa de lançamento do “Piano [...]
Agenda
Agenda
Rafael Diefentaler, Rapha Lima e Camilla Brunetta agitam a Boox
O agito na Boate Boox ,com muita música de qualidade, gente bonita e o Sushi [...]
Father's Day
Variedades
Father's Day Variedades
Father’s Day: Globomaster, da OMEGA
O design clássico, alia-se a alta tecnologia visonária do futuro. O modelo avaliado em R$ [...]
Gastronomia
Gastronomia
CAMPOS 25
FORNERIA CAMPOS, SABOR, CHARME E ESSÊNCIA DE CAMPOS DO JORDÃO. No coração da Serra da [...]
Social
Social
15º Leilão da Cruz Verde reúne empresários e filantropos em noite solidária em prol de pacientes com paralisia cerebral.
15º Leilão da Cruz Verde celebra solidariedade e mobiliza recursos para pacientes com paralisia cerebral [...]
Social
Social
Temporada de Inverno Wood’s Bar
No dia 17 de julho, o Wood’s Bar armou show para lá de animado com [...]
Revista lounge*
Revista lounge*
Shopping Moda Brasil Premium traz Capxaba Fashion Days
A parceria entre a ASCALPE (Associação Capixaba dos Lojistas de Pronta-Entrega) e SINVESCO (Sindicato das [...]