• Revista lounge*

Travel

Lisboa comemora os 500 anos da Torre de Belém

Capital portuguesa prepara um conjunto de iniciativas para festejar o quinto centenário de um dos mais emblemáticos monumentos da cidade.

O ano de 2015 será muito especial para os portugueses e para os turistas que visitarem Lisboa, pois um dos mais importantes símbolos da capital, a Torre de Belém, completa 500 anos. Por isso, para comemorar essa data histórica e recordar a inauguração deste marco do território lisboeta, a cidade promoverá um conjunto de iniciativas como exposições, ciclo de conversas, concertos, lançamento de livro, além de um congresso que vai discutir arte e cultura no período dos Descobrimentos.

Desde o início do ano, ações especiais alusivas ao aniversário estão sendo realizadas no local, a começar pelo ciclo “Conversas sobre a Torre de Belém”, que ocorrerá até junho. Outro destaque é a exposição “A magnífica e formosa torre”, que incide na história do monumento e da zona envolvente, contada por meio de uma série de painéis expositivos, colocados no exterior, junto à Torre de Belém e ao Padrão dos Descobrimentos.

Além disso, acaba de ser lançado o livro “A Magnífica Torre de Belém”, de José Manuel Garcia, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. O livro consiste numa monografia comemorativa sobre este importante monumento nacional. Diversos concertos serão apresentados no interior e exterior da Torre, e haverá, como encerramento das celebrações, a realização do congresso internacional “SPHERA MUNDI – Arte e Cultura no Tempo dos Descobrimentos”, no Centro Cultural de Belém, em outubro de 2015.

A história conta que D. Manuel I ordenou que se construísse a Torre de Belém, que foi um dos primeiros edifícios a ser classificado como “Monumento Nacional”. Idealizada anteriormente por D. João II, a torre só seria construída entre 1514 e 1519 (século XVI). Em 1983 o símbolo foi elevado à categoria de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Concebida pelo arquiteto e escultor português Francisco Arruda, o monumento é constituído por uma torre quadrangular orientada para o eixo do rio Tejo. A decoração exterior apresenta fachadas que evidenciam influências árabes e venezianas, contrastando com o interior, mais austero na sua decoração. Os elementos orgânicos do estilo manuelino estão amplamente representados, ostentando a primeira representação escultural de um animal africano, neste caso um rinoceronte.

Mais informações:

www.torrebelem.pt;

 

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-diversas/500-anos-da-torre-de-belem/

 

Home – www.visitlisboa.com

 

Facebook – http://www.facebook.com/pages/Turismo-de-Lisboa/293656046604




Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Travel

Recentes

Design

Design

By 14 de julho de 2020

Travel

Patagonia

By 13 de julho de 2020

Entertainment

Almoço lounge*

By 11 de julho de 2020

Gastronomia

Banana Café

By 10 de julho de 2020

Gastronomia

A Fornada

By 9 de julho de 2020
To Top