Bem Estar
Já ouviu falar em alimentação plant based?
A dieta plant based, que vem conquistando cada vez mais adeptos no país, é baseada no consumo de alimentos vegetais, integrais ou minimamente processados, com prioridade dos orgânicos.
A plant based exclui alimentos de origem animal e seus derivados, como carnes, ovos, queijos e leite. No entanto, suas principais características são a preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos e com a sustentabilidade, a priorização da saúde e o respeito ao meio ambiente.
O estilo de vida propõe o retorno a uma alimentação simples, nutritiva, consciente e colorida, focada em produtos com alta densidade nutricional e que busque aproveitar o alimento de maneira integral, evitando, quando possível, o descarte de caules, cascas e raízes.
Apesar do nome, a alimentação plant based não se restringe aos vegetais folhosos. Os adeptos da dieta também incluem em sua alimentação:
- frutas, verduras e legumes de todos os tipos;
- cereais integrais, como quinoa, arroz, aveia, milho, cevada, trigo e painço;
- leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha;
- sementes diversas, como de abóbora, gergelim e girassol;
- cogumelos;
- oleaginosas de todos os tipos: castanhas, amêndoas, pistache e nozes.
Além disso, os adeptos também evitam consumir produtos refinados, excessivamente processados, ou repletos de corantes, conservantes e aromatizantes.
O objetivo é buscar ingerir alimentos o mais próximo possível da maneira como eles se encontram na natureza, a chamada comida de verdade. Atitudes que estimulem o consumo consciente, como cozinhar mais e comprar de pequenos produtores locais também são estimuladas.
Por priorizar alimentos pouco processados e de alta densidade nutricional, a plant based traz uma série de benefícios à saúde dos seus seguidores. Ela ajuda a prevenir doenças crônicas e até mesmo alguns tipos de câncer. Além disso, como costumam ingerir muito mais verduras e legumes do que adeptos de outras dietas, os seguidores da dieta estão mais protegidos contra doenças inflamatórias e o envelhecimento precoce.