• Revista lounge*

Gourmet

Já comeu carne de onça?

A carne de onça é um prato preparado à base de carne moída crua. Mas carne bovina, não de felino como o nome sugere! Sua forma de preparo e apresentação é bastante variada, mas normalmente leva cebolinha, cebola e mostarda escura como principais temperos e pão preto de acompanhamento. A carne de onça tem alguns “pratos irmãos” mundo afora, como o steak tartare (França), o quibe cru (Líbano, Síria e Iraque) e a kafta crua (Líbano e Síria)

O prato é uma versão brasileira do original alemão Mett – ou Hackepeter, a depender da região da Alemanha. Isso explica porque o prato é tão tradicional nas regiões de maior influência germânica no Brasil. Há, inclusive, quem diga que o legítimo prato curitibano é a carne de onça. E o comentário tem fundamento, afinal, a maioria dos bares tradicionais da cidade oferecem a iguaria. Em São Paulo, o Bar da Dona Onça serve o prato. 

Onde comer em Curitiba

Sugerimos algumas Carnes de Onça que você precisa conhecer em Curitiba. Nossa seleção partiu da grande diferença na forma, apresentação e sabor dos pratos entre os três bares.

Bar do Pudim – servida sobre uma broa preta, com generosa camada de cebolinha, cebola e mostarda escura. Delicie-se neste que é um dos bares mais tradicionais da capital. Lanche em formato individual.

Bar Schimmel – lá chama-se Hackepeter. Vem servido com pães em separado. Em sua receita existem alcaparras e anchovas. Seu sabor é de exclusividade única. Acompanha mostardas e raiz forte. Prato em formato ideal para 2 ou 3 pessoas.

Mercearia Fantinato – um carrinho é trazido até sua mesa. Nele, o próprio garçom – com habilidade digna de chef de cozinha – monta na sua frente a Carne de Onça. Você pode inclusive pedir mais ou menos de determinado ingrediente. 

Faça a sua carne de onça!

Ingredientes:

– 300g de carne moída (normalmente patinho) 2 vezes

– Cebolinha verde picada a gosto

– Cebola picada a gosto

– 1 colher de chá de alho triturado

– 1 colher de chá de páprica doce

– 100 ml de azeite de oliva

– pimenta do reino ou calabresa

– sal

– 6 fatias de pão preto (broa)

– manteiga

– mostarda escura

Modo de preparo:

Coloque a carne no centro de um prato grande quadrado e apertar com colheres até ela formar uma camada fina. Adicionar parte do azeite de oliva e colocar o sal, cebola branca, alho, cebolinha verde, páprica e pimenta a gosto;

Misture utilizando duas colheres até ganhar consistência, regando com o restante do azeite gradativamente para dar liga;

Espalhe novamente a mistura no prato, cubra com cebolinha verde e cebola;

Para servir corte as fatias de pão em 4 pedaços e utilize a manteiga e a mostarda escura se desejar.




Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Gourmet

To Top