Évora é uma das cidades mais charmosas e culturais de Portugal, recheada de monumentos e com mais de 2 mil anos de história, é atualmente um Património Mundial da Unesco. O charme da cidadezinha vem acompanhado de experiências únicas, que incluem boas vinícolas, hospedagens de luxo, gastronomia e passeios para todos os gostos.

Localizado há uma hora e meia de Lisboa e a exatos 4 km do centro, está o antigo Mosteiro de 1412, que hoje abriga o hotel 5 estrelas Convento do Espinheiro. O local recebe centenas de turistas por ano e os brasileiros estão no topo da lista, seja como hóspedes, visitantes – afinal o local é uma relíquia, com obras de artes originais e a Igreja Nossa Senhora do Espinheiro – e atletas do mundo todo, que fazem do Convento um ponto de encontro.

O gerente de marketing Ricardo Barreto selecionou algumas dicas para quem for passar três dias em Évora:

Dia 1: Centro da cidade de Évora

Classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, Évora é chamada de cidade Museu por ter vestígios de mais de 2 mil anos de história. O seu patrimônio arquitetônico e artístico é tão imponente que, por si só, guia os passos de quem gosta de caminhar sem rumo.

Do romano ao neoclássico, passando pelo gótico e as várias expressões do manuelino, da renascença ao barroco, todas as épocas da história estão representadas nesta cidade em construções como: a Catedral Da Santa Maria, a Igreja de São Francisco, a incontornável Capela dos Ossos, o templo Romano, o Palácio D. Manuel e muitas outras. O Tour diário com guia parte as 10 horas do Posto de Turismo, onde também é possível alugar Áudio Guias. Fazer o tour pela cidade de charrete é outra opção, com saída na Catedral da Sé.

Para os amantes do vinho recomenda-se fazer a Rota dos Vinhos do Alentejo, onde é possível conhecer a produção da bebida na região e fazer provas gratuitas diariamente. Visitar a Adega da Cartuxa da Fundação Eugénio de Almeida e conheçer os famosos vinhos Pêra Manca e Cartuxa estão dentro do roteiro.

Chegando ao Convento do Espinheiro os hóspedes ainda podem desfrutar das duas piscinas do hotel, uma no interior e outra no exterior, ou fazer um relaxante tratamento no SPA. Todo dia às 17 horas, o espaço oferece um tour guiado para conhecer a história do local, e às 18 horas o Sommelier convida todos os hóspedes para uma degustação de vinhos da Adega do hotel, antiga cisterna gótica.

Dia 2: Monsaraz e Herdade do Esporão

Uma visita com direito a almoço em Herdade do Esporão é fundamental. Não só para os apreciadores do azeite e vinhos portugueses, mas para todos que querem aprender mais sobre duas atividades muito importantes para a economia do país. Esporão tem com missão ser original, sendo reconhecido em todo o mundo como uma empresa de vinhos e azeites portugueses de excelência.

Ainda no dia dois, um passeio por São Pedro do Corval é perfeito para apreciar a arte dos artesãos locais. Na tranquilidade alentejana, com uma arquitetura rural simples e agradável, passear no bonito Jardim D. Maria da Graça Villaret Ratinho, visitar as bonitas Igrejas Matriz e a Ermida de São Pedro é uma boa pedida. No meio da tarde, vale visitar Monsaraz, uma vila Medieval com uma vista deslumbrante para o lago de Alqueva e paisagens do Alentejo.

Dia 3: Visita aos Cromeleques dos Almendres e a Gruta do Escoural

Não se pode vir ao Alentejo e não visitar o Cromeleque dos Almendres, um dos mais simbólicos e relevantes monumentos do gênero na Europa, que fica localizado há 10 km de Évora e oferece uma excelente vista da cidade. Existem ainda muitas questões em aberto sobre a origem dos monumentos megalíticos mais antigos da Europa. Outro exemplo que vale uma visita é a Anta Grande do Zambujeiro, o maior Dolmen de Portugal e um dos maiores da Península Ibérica. Fica localizado próximo a Valverde, em Évora.

Para o resto do dia, que tal uma visita a Gruta do Escoural? O conjunto arqueológico foi descoberto em 1963 e, pela primeira vez em Portugal, foi permitida a identificação de vestígios de arte rupestre paleolítica de várias civilizacoes pre-históricas, desde o Mustierense até fase adiantada do Calcolítico. A mais antiga ocupação humana no Escoural data alto em torno de 50 mil anos (Paleolítico Médio). Os passeios à Gruta acontecem de quarta à sábado, de 10h30 até 14h30, saindo do Centro Interativo.

Lúcio Zahoul. Abril de 2026

Moda

Sob novo conceito, Forum reinaugura loja hoje no Balneário Shopping em Camboriú

Celebrando o novo conceito de loja lançado em Santa Catarina, a Forum Balneário Camboriú, faz [...]

Gourmet

Des Cucina: Novo point gastronômico em Perdizes

Desde sua construção o Des Cucina já despertava curiosidade de quem passava na frente. O [...]

São Paulo a Melhor Cidade do Mundo

São Paulo é, para muitos, a melhor cidade do mundo  e basta observar seu cotidiano para entender por quê.

É uma metrópole que não dorme, não desacelera e, sobretudo, não se repete. Cada esquina [...]

Entretenimento

FESTA CHARM

Festa CHARM estreia na Galeria 2203 com muito estilo, som e atitude. A já consagrada [...]

News

Conheça 3 novos drinks para experimentar nesse sábado

Bares paulistanos apostam em releituras e autorais Cachaça Mule De aroma suave a amadeirado, a [...]

Gastronomia

Gastronômia lifestyle, Manjericampos

Manjericampos por Vlad Ramos   A dica gastronomia para quem gosta de passear aso finais [...]

Revista lounge*

Aplicativo para encontrar consumidores de maconha

O Who Is Happy tem um pouco mais de dois meses, e já causou muita [...]

Social

Inauguração St. George’s Pub

Na noite do dia 29 de outubro, o St. George’s Pub armou uma noite muito [...]

[guest_only] [/guest_only]