• Revista lounge*

Especialista em Dentística, Iessa Vieira fala sobre porcelana e resina

Beleza

Especialista em Dentística, Iessa Vieira fala sobre porcelana e resina

Poucos sabem, mas a área estética dentro da odontologia é chamada de Dentística e deu um grande salto a partir das lentes de contato dentais. Há quem afirme que é o procedimento estético mais procurado atualmente, após ter virado queridinho dos famosos. Iessa Vieira, odontologista com especialização em Dentística pela Universidade de São Paulo (USP), confirma. “A procura tem sido muito grande, já que realiza um grande desejo da maioria das pessoas: ter um sorriso branco e bonito”, revela.

E, basicamente, trata-se de um processo simples, pois as lentes de contato nada mais são do que capas de porcelana bem finas coladas sobre os dentes individualmente. “Elas podem modificar formato, cor, fechar espaços e até corrigir pequenos desalinhamentos. Este tipo de recurso é indicado para pacientes acima de 18 anos que tenham gengivas saudáveis, ausência de cárie e uma boa oclusão (encaixe dos dentes)”, explica a Dra. Iessa Vieira.

Outra opção muito utilizada são as facetas de resina. “Elas também são como capinhas confeccionadas diretamente sobre os dentes, sem necessitar de uma material para fixá-las e, assim como as lentes de contato, também têm função estética”, explica Dra. Iessa Vieira.

“Atualmente as porcelanas são as mais procuradas, mas acredito muito no potencial das resinas, por isso venho me aprimorando com as principais referências mundiais desse segmento, podendo afirmar que a nova geração de resinas serão as próximas 

protagonistas da odontologia estética por dois fatores. Primeiramente, devido a grande evolução que esse material tem apresentado, hoje temos no mercado resinas de extrema excelência que vieram para concorrer com as porcelanas. E, segundo, pelo interesse dos pacientes no tratamento mais conservador”, pondera

Porcelana x resina

Existe uma discussão de escolha entre as lentes de contato e as facetas de resina. Claro que cada uma tem sua indicação mais específica e cada caso precisa ser avaliado pelo profissional. Porém, ambos podem modificar cor e formato dos dentes.

“As facetas de resina não necessariamente precisam de preparos (desgastes) , já que são coladas diretamente ao esmalte, não necessitam uma camada de cimento. Os desgastes que podem ocorrer são mais pontuais. Já as lentes de contato precisam de um desgaste em todo o dente para que possam ser encaixadas e, posteriormente, coladas, explica.

A grande discussão sobre a escolha entre os dois materiais seria quanto a menor resistência das resinas. “No entanto, quando bem indicadas, e escolhida a categoria correta para cada caso, posso afirmar que tem excelente resistência”, ressalta. Outro ponto que Dra. Iessa Vieira ressalta é o manchamento das resinas. “Porém, com a evolução do material conseguimos um polimento excelente e ótima estabilidade de cor”, finaliza. 

 




Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Beleza

To Top