• Revista lounge*

Revista lounge*

Chan Chan: a maior cidade de barro do mundo

Travel

Chan Chan: a maior cidade de barro do mundo

Não é de hoje que o Norte do Peru vem chamando a atenção de muitos viajantes, seja pelos atrativos culturais, seja pela natureza exuberante, além, também, dos preços de roteiros bem convidativos.

Entre os lugares mais incríveis dessa região, está a cidade pré-histórica de Chan Chan, que foi império do povo Chimú, ainda mais antigo que os famosos incas de Machu Picchu. Mas não é só isso que torna o destino especial. Todas as construções são feitas em adobe e, incrivelmente, se preservaram ao longo dos séculos, fazendo do local a maior cidade de barro do mundo.

História de Chan Chan

Apesar de menos conhecidos que os incas, os Chimús construíram um reino grande e poderoso a partir do século IX e XV, onde se encontra a cidade de barro de Chan Chan, mais exatamente entre os anos 850 e 1470. Após esse período, a vila teria sido anexada ao Tahuantinsuyo (o império Inca).

Até onde se sabe, os Chimús chegaram a controlar uma área de mais de mil quilômetros de extensão entre a capital Lima e a fronteira com o Equador. Apesar dessa imensidão, o centro político e cerimonial era, exatamente, a cidade de Chan Chan, no qual se acredita ter abrigado mais de 100 mil pessoas durante o seu apogeu.

Como visitar

O sítio arqueológico fica localizado no Vale do Chimú, no Norte do Peru, e o principal ponto de partida para o passeio é a cidade de Trujillo, que, a propósito, também preserva muita história e atrativos.

Assim como outros passeios pelo Peru, chegar até Trujillo e depois até a cidade de Chan Chan requer planejamento, organização e experiência de viagem. Afinal, a logística no país não é uma das mais fáceis de lidar e isso pode custar tempo e dinheiro para o viajante. Além disso, as atrações não são tão próximas umas das outras e, certamente, você vai querer visitar muitas outras coisas no mesmo dia.

Portanto, a maneira mais prática e segura para explorar a região sem perrengues ou dor de cabeça é por meio de uma agência especializada. Hoje, é possível encontrar roteiros exclusivos para o Norte do Peru, o que inclui a região de Trujillo e Chiclayo, com todo o suporte e conforto!

Enfim, a cidade de barro de Chan Chan é apenas mais uma prova de como o Peru é um país repleto de mistérios e histórias infindáveis, muito além de Machu Picchu e dos incas. A região norte do país é mais um destino cativante e surpreendente que merece ser explorado por quem ama aventura e busca experiências diferentes.




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Travel

To Top