Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem 200 mil hectares de área protegida, que abriga além da nascente do Rio São Francisco, outros monumentos da história da região e grande biodiversidade de flora e fauna do Cerrado brasileiro.
Distante 325 km de Belo Horizonte, aos pés da imponente Serra da Canastra, está São Roque de Minas, cidadezinha pacata de onde saem às estradas para os quatro acessos ao Parque Nacional da Serra da Canastra, atração mais importante da região. Depois de 8 km de estrada de chão, em uma subida digna de 4×4, chega-se a Portaria 1 do Parque. A entrada dá acesso a 40 km de belas paisagens, com campos de delicadas flores do Cerrado típico brasileiro, onde vivem protegidas espécies como tamanduá-bandeira, lobo-guará e tatu-canastra, ameaçados de extinção.
Nascente do Rio São Francisco
O Rio São Francisco é um dos principais do Brasil, atravessando cinco Estados com condições naturais muito diversas, além de ser o fornecedor de energia pelas cinco usinas hidrelétricas. A sua nascente histórica fica dentro do Parque Nacional Serra da Canastra, a 1.200m de altitude, visita indispensável para quem está na região.
Cachoeira Casca D´Anta
A Cachoeira Casca D’Anta é a primeira queda do Rio São Francisco, com 186 metros. Pela sua beleza e imponência, destacada no paredão de pedras, é a principal atração da região e pode ser vista de baixo ou pela parte de cima, ambos cenários dignos de cartão-postal.
Cachoeira do Cerradão
A Cachoeira do Cerradão é uma das mais altas da Serra da Canastra, com 3 lances totalizando 202 m de queda. A propriedade privada onde ela se localiza tem 60 hectares e foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural pelo IBAMA em agosto de 2001, segunda atração mais visitada da região.
Cachoeira do Capão Forro e Cachoeira da Mata
A cachoeira do Capão Forro é uma das mais procuradas na Canastra, devido a sua proximidade de São Roque de Minas (apenas 4,5 km) e facilidade de acesso (via estrada à portaria 1 do Parque Nacional, que está em boas condições e com sinalização adequada), ideal para quem tem pouco tempo disponível na região.
Gruta do Tesouro
A Gruta do Tesouro está localizada em uma fazenda a 16 km de São Roque de Minas, próximo ao distrito de Sobradinho, possui nos salões bonitos espeleotemas, um rio subterrâneo e uma pequena cachoeira interna. A visitação demora cerca de 2 h e é monitorada pela família proprietária da área.
Mais informações: www.chapadaodacanastra.com.br

Roteiro
Travel
Roteiro Travel
Conceito from fine to fun chega ao Algarve
Conceito from fine to fun chega ao Algarve É oficial: O Cuá Cuá Club Quinta [...]
Portugal
Portugal
Onyria Marinha Boutique Hotel, luxo silencioso entre o verde e o Atlântico.
Entre o azul intenso do Atlântico e o verde absoluto da Quinta da Marinha, em [...]
Gourmet
Gourmet
Receita de um café diferente: com sabor de churros
Uma bebida que mescla dois sabores que agradam muito ao paladar do brasileiro: café [...]
Destaque
Destaque
Google introduz ‘modo ladrão’ inspirado nas ‘gangues da bicicleta’ para celulares no Brasil
O Google deu iniciou, nesta quarta-feira, 7, aos testes de seus novos recursos de segurança [...]
Agenda
Agenda
The Chemical Brothers e The Smashing Pumpkins encerram o NOS Alive
Termina hoje, dia 13, o NOS Alive, um dos maiores festivais de música da Europa, [...]
Esportes
Sem categoria
Esportes Sem categoria
Dicas para quem vai esquiar pela 1ª vez
As estações de esqui mais charmosas e famosas do hemisfério norte já estão cobertas de [...]
Gourmet
Gourmet
Tavares, boa comida em ambiente aconchegante
Charmoso, aconchegante e com um cardápio criativo, o Tavares oferece o melhor da cozinha variada, [...]
Gourmet
Gourmet
Fisherman’s Table oferece happy hour com double chopp e petiscos por R$ 39,90
Para reunir as turmas que buscam boa comida e ambiente agradável para o happy hour, o Firsheman’s [...]