Cirurgião plástico esclarece mitos e verdades sobre as próteses

De acordo com o ranking da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o implante de silicone dos seios está entre as operações mais feitas no Brasil. Com tantas adeptas, os resultados dos procedimentos vêm se aperfeiçoando a cada ano com o avanço da tecnologia, porém ainda existem muitas dúvidas a respeito da prótese, apesar da sua popularidade.

O cirurgião plástico Alexandre Nassif, membro da SBCP, esclarece 5 questões mais comuns de suas pacientes:

Preciso trocar meu implante de mama após 10 anos?

Antigamente, o silicone tinha prazo de validade. Os novos implantes, no entanto, apesar de não durarem para sempre, podem  permanecer no corpo indeterminadamente, desde que os exames de acompanhamento mostrem que eles estão intactos. Para identificar o momento certo para a troca, é fundamental fazer acompanhamento anual com o cirurgião plástico. É importante escolher um profissional de sua confiança e que seja membro da SBCP, pois só um especialista capacitado poderá diagnosticar qualquer alteração na mama ou no implante.

 Como decido o tamanho do meu implante?

 Está disposta a colocar o implante de silicone, porém, ainda não conseguiu definir qual o tamanho que deve ser?! Existe uma variação que, normalmente, vai de 200 mL até 600 mL. A decisão deve ser sua, mas é importante conversar com seu médico. “Juntos, vocês vão conseguir alinhar expectativa e realidade, levando em consideração a harmonia e as proporções de seu corpo”, diz. O cirurgião plástico saberá lhe orientar o tamanho indicado para que o resultado seja o mais natural possível e consiga lhe satisfazer.

 Posso colocar o silicone antes de engravidar? Ele interfere na amamentação?

 Muitas mulheres sentem-se ansiosas para colocar implantes nas mamas antes de engravidar, mas têm dúvida se isso  irá impedi-las de amamentar. “A resposta é não! O silicone não interfere na amamentação, pois o implante se localiza abaixo do tecido mamário”, conta o cirurgião. Por isso, a cirurgia pode ser feita mesmo em quem ainda não engravidou. A falta de leite, geralmente, está relacionada a outros fatores e deve ser investigada. Converse sempre com seu médico e tire todas as suasdúvidas antes de qualquer procedimento.

 O silicone pode oferecer rejeição?

Esse tipo de procedimento tem um baixo índice de complicações, mas vale a pena estar por dentro dos possíveis imprevistos.  “Rejeição só ocorre em casos de transplantes de órgãos vivos em uma reação tipo antígeno-anticorpo. Os implantes de silicone são inertes, não são vivos, e podem desencadear reações tipo corpo estranho, como se fosse uma inflamação exagerada”, explica Nassif. O médico ressalta ainda que, como em qualquer outro tipo de cirurgia, há risco de infecção , apesar de não ser muito comum. O implante também pode causar perda de sensibilidade momentânea na região, o que é recuperada ao longo do tempo, na maioria dos casos. Por fim, existe uma possibilidade de ocorrer o efeito rippling, que consiste em pequenas ondulações na mama. Em todos esses casos, é necessário o acompanhamento com o médico para saber qual a alternativa para contornar o problema.

 Quem tem a prótese está mais propicia ao câncer de mama? É possível fazer o autoexame?

 Não há nenhum estudo que comprove esta hipótese. “Diferente do que muitas vezes se imagina no senso comum, o implante não atrapalha nada quanto à saúde da mulher.”, explica Nassif. Ainda segundo o médico, antes de realizar a cirurgia é necessário fazer o exame das mamas para verificar se não há nenhum nódulo. Além disso, o silicone também não dificulta o diagnóstico, “Desde que a mulher faça acompanhamento médico de rotina”, esclarece. Ainda segundo o especialista, a cirurgia não interfere no tratamento do câncer de mama, caso ele venha ocorrer.

Galeteria Assados. Junho de 2026

Revista lounge*

“A História do Sapato” chega ao Morumbi Shopping

Exposição acontece entre 14/08 e 07/09 com réplicas de modelos que marcaram época A partir [...]

Tem que ir

DJ Marco Hanna em São Paulo

O público paulista já tem programação certa para este sábado, 09 de novembro. O DJ [...]

Gastronomia

Vitor Sobral desembarca em São Paulo para apresentar seu menu “5 Estações” na Tasca da Esquina.

O premiado chef português Vitor Sobral está em São Paulo para uma noite especial de [...]

Lifestyle

Lançamento do Europe Summer Party Algarve 2019 é um sucesso

O lançamento do Europe Summer Party Algarve 2019 aconteceu na noite de ontem, dia 02, [...]

Coluna

Quem é Rita Heroína

Conheça essa consultora de imagem que é referência em sua área.

Social

Hangover, a festa inspirada no filme “Se beber não case”

O clube Liqüe realizou a festa Hangover,  inspirada no filme “Se Beber Não Case”,  aconteceu [...]

Sem categoria

BOTECO TODOS OS SANTOS OFERECE CAIPIRINHA EM DOBRO EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Diversão garantida para quem ficará na cidade com música ao vivo, clima descontraído e promoção [...]

Travel

PARA IR

Origens: o encontro entre a culinária contemporânea e a essência japonesa em Joinville, – Joinville [...]

[guest_only] [/guest_only]