• Revista lounge*

Música

Woodstock completa 50 anos

Nesta semana o festival de música mais famoso de todos os tempos completou 50 anos. O Woodstock aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969 na fazenda pertencente a Max Yasgur, nas imediações da cidade de Bethel, Estados Unidos. O festival possuía um vínculo direto com a Contracultura que se desenvolveu exponencialmente nos anos 1950 e 1960 e, sobretudo, com o principal eixo contracultural, o Movimento Hippie. Esse festival aconteceu em uma época em que o mundo estava no auge da bipolaridade geopolítica: a Guerra Fria.

Para entender a importância e a magnitude do Woodstock, é necessário saber que, após a Segunda Guerra Mundial, houve um surto de desenvolvimento tecnológico voltado para a vida doméstica, sobretudo nos Estados Unidos. Era a época do “American Way of Life” (o modo de vida americano), que se tornava um modelo para todo o mundo ocidental. Essa época ficou conhecida também como a “era dos eletrodomésticos”. O fato é que, ao mesmo tempo em que havia esse otimismo social ligado ao consumo, os EUA estavam envolvidos em um dos confrontos mais dispendiosos desse período: a Guerra do Vietnã.

A contracultura nasceu como contestação dos jovens ao clima de rivalidade fomentado pela Guerra Fria. A Guerra do Vietnã tornou-se um dos principais alvos desse movimento. As formas de protestos encontradas pelos jovens desse período eram a música, sobretudo o Rock n’ Roll, e as drogas – principalmente as sintéticas, como o LSD e a mescalina. Por meio do som e das letras do rock e também das performances no palco, a contracultura começou a penetrar a sociedade como um todo.

Cerca de 400 mil pessoas foram ao Woodstock. A cidade de Bethel não suportou a demanda por comida e outras formas de mantimentos para tamanha quantidade de pessoas e teve que recorrer à ajuda das cidades vizinhas. Os organizadores tentaram fazer um evento com as principais personalidades do rock da época, mas nem todos puderam selar o compromisso. Nomes como Jim Morrison, Led Zeppelin e Franck Zappa, apesar de cogitados, não foram ao festival. Entretanto, os três dias contaram com artistas como Janis Joplin, Santana, Jimi Hendrix, Joe Cocker e The Who.




Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Música

Recentes

Travel

Vista do Vale da Quinta da Ermida

By 25 de Maio de 2020

Música

Fome de Música

By 21 de Maio de 2020

Social

Jurerê 2006

By 20 de Maio de 2020
To Top