• Revista lounge*

SP: conheça 6 lugares históricos da cidade

Especial SP 465 anos

SP: conheça 6 lugares históricos da cidade

Aproveite o feriado na próxima sexta-feira (25/01) , para conhecer  6 locais que marcaram a história da cidade de  São Paulo, que completa na data 465 anos.  Confira a seleção:

Pateo do Collegio

O Pateo do Collegio é o local onde a maior metrópole do hemisfério sul foi fundada, escolhido pelos jesuítas como base para seus trabalhos de catequese dos índios locais, em meados do século XVI. Na ocasião em que proclamou a independência do Brasil, foi no Pateo do Collegio que o imperador D. Pedro I se instalou.

Onde: Pç. Pateo do Collegio, 2 – Centro Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Fechado das 12h00 às 13h00

Parque da Independência

Outra visita histórica que se pode realizar em São Paulo é ao Parque da Independência, onde estão importantíssimos elementos históricos relacionados à Independência do país, como o Museu do Ipiranga.
Sediado em um prédio inaugurado ao final do século XIX, o acervo do museu possui mais de 125.000 peças relacionadas a história do Brasil. Apesar de não ser possível visitar o museu atualmente,  que está passando  por restauração, apreciar a arquitetura do edifício e do Parque da Independência já seria um programa interessante. Ainda no parque, visite o Monumento à Independência, onde estão os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas, e onde acredita-se que a independência do Brasil foi proclamada, às margens do rio Ipiranga.

Onde: Av. Nazareth, S/N – Ipiranga  | Horário de Funcionamento: Diariamente, das 5h às 20h

Faculdade de Direito do Largo de São Francisco

No Largo de São Francisco, um prédio de arquitetura belíssima abriga a mais tradicional faculdade de Direito do Brasil. Seu pátio central é descoberto e, ao seu lado, possui um monumento em homenagem aos seus estudantes mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Os arcos que o circundam renderam à faculdade o singelo apelido de Arcadas. De inegável importância histórica, a instituição formou nada menos do que nove presidentes da República e protagonizou momentos históricos do país, como o das ‘Diretas Já’ e o impeachment de Fernando Collor em 1992.

 Mercado Municipal

Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal de São Paulo foi construído para servir como o principal entreposto comercial da cidade, se destacando atualmente por sua grande variedade de cereais, frutas, verduras, carnes e especiarias. Trata-se de uma ótima opção para o turista, que, além de apreciar a sua bela arquitetura, pode aproveitar o seu espaço gastronômico para saborear seus famosos sanduíches de mortadela e suas frutas exóticas.

Onde: Rua Cantareira, 306 – Centro | Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 06h às 18h. Domingo, das 06h às 16h

Catedral da Sé

A Catedral da Sé foi inaugurada em 1954, precisamente no quarto centenário da cidade. Sua cúpula possui estilo renascentista e, no entanto, é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo. Palco de famoso ato ecumênico realizado durante a ditadura militar brasileira, a praça guarda, em sua cripta, os restos mortais de personalidades como o Cacique Tibiriçá e dos padres jesuítas José de Anchieta, fundador da cidade, e Manuel da Nóbrega.

Onde: Praça da Sé, s/n – Sé  | Horários de Funcionamento:  Segunda a sexta, das 08h00 às 19h00; Sábados, das 08h00 às 17h00 e, aos domingos, das 08h00 às 18h00.

Parque do Ibirapuera

Também em 1954, ano do quarto centenário de São Paulo, foi inaugurada uma de suas mais importantes áreas de lazer. O Parque do Ibirapuera é o mais conhecido e frequentado parque da cidade e tem importância histórica que ultrapassa o aniversário de 400 anos da cidade. No Ibirapuera estão localizados o Pavilhão da Bienal, sede da maior exposição de arte moderna da América Latina, o Obelisco, construído em homenagem aos soldados que lutaram por São Paulo em 1932 e, ainda, o monumento às Bandeiras, de Vitor Brecheret.

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n | Horários de Funcionamento: Diariamente, das 05h00 às 00h00

 

fotos: divulgação

Colaboração: Viajanet |

@ViajaNet

/ViajaNet

 

 




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Especial SP 465 anos

To Top