• Revista lounge*

Saiba como comemorar o Dia da Pizza inovando em harmonizações e sabores

Gourmet

Saiba como comemorar o Dia da Pizza inovando em harmonizações e sabores

Hoje é comemorado o Dia da Pizza. Muito famosa no Brasil e considerada a queridinha dos brasileiros.

De acordo com Lana Ruff, sommelière da Evino, o vinho é o acompanhamento ideal para esse prato. Ainda mais em dias frios  “Acredito que a pizza e o vinho foram feitos um para o outro. Afinal é possível combinar esse prato com diversos tipos de vinhos. Porém, costumo dizer que não existe regra de harmonização. Tudo é questão de paladar”, pontua a especialista.

Pensando nisso, a Evino, considerada um dos maiores e-commerces de vinho do país, propõe um desafio especial. Que tal fugir do básico e comemorar a data inovando em sabores e misturas?

Pizza de queijo brie com presunto de parma: Maison Castel Classics Rose D’Anjou AOC 2016.Rosé d’Anjou é um clássico do Vale do Loire, de onde saem vinhos frescos e bem frutados. Os rosés dessa região são delicados e saborosos e pedem uma harmonização refinada com o mesmo equilíbrio de sutileza na textura (como a do queijo brie) e de presença de sabor (como a do prosciutto).

Pizza de quatro queijos: Langevin Chardonnay 2016. Essa é uma pizza cheia de sabores e de texturas e por isso mesmo um tanto difícil de harmonizar. A sugestão é um Chardonnay “low-profile”, ou seja, sem grandes pretensões aromáticas. O Langevin é uma expressão discreta e elegante dessa uva, mas com corpo e estrutura suficientes pra aguentar uma pizza como a de quatro queijos.

Pizza de cogumelos: Domaine de La Motte Pinot Noir 2016. De textura macia, saborosa, aromática e terrosa. Essa descrição poderia ser dedicada ao recheio de cogumelos de uma pizza ou à uva Pinot Noir quando vinificada pelos franceses. A propósito, uma dica bem básica e certeira pra conseguir uma harmonização bem sucedida é tentar descrever o vinho e o prato com os mesmos adjetivos.

Pizza de linguiça de javali (ou calabresa): 8 Vites Miliasso Piemonte DOC Rosso 2014. Elaborado a partir de oito uvas viníferas diferentes, o rótulo 8 Vites é um clássico italiano. O que isso quer dizer? Ele tem acidez presente (ótima pra compensar as gorduras da carne de porco), taninos macios, aromas e sabores de frutas frescas como cereja e, sobretudo, harmoniza com pizzas tradicionais italianas – como de linguiça de javali ou a queridinha calabresa.

Fonte: Evino

Siga a Revista lounge* no Instagram




Continue Lendo
Você pode gostar...
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gourmet

Recentes

Sem categoria

Domingo Ditarde by Got Wine?

By 11 de novembro de 2018

Gourmet

Brew Art Festival no Rio

By 10 de novembro de 2018

Entertainment

Pixel Show: festival de criatividade

By 10 de novembro de 2018

Agenda

Agenda lounge* fim de semana

By 9 de novembro de 2018

Culture

1ª Mostra Cinema e Liberdade

By 9 de novembro de 2018
To Top