• Revista lounge*

Revista lounge*

Marca une o sabor do bourbon ao café brasileiro

Gourmet

Marca une o sabor do bourbon ao café brasileiro

Uma das bebidas mais famosas e apreciadas mundialmente é o whisky, ou, traduzindo para o bom português, uísque. Originário da Escócia, apesar de os Irlandeses clamarem sua autoria, a bebida caiu no gosto dos europeus e se difundiu mundialmente, e hoje pode ser reproduzida de diversas maneiras em qualquer lugar do planeta. A principal variedade é o Scotch, nomeada em homenagem aos seus criadores, os escoceses.

Existem diversos tipos de uísque, com destaque para o puro malte, single malt, blended, e grain, ou seja, feito com grãos como centeio, milho ou trigo. É deste último processo que surgiu o estilo estadunidense bourbon, normalmente destilado em barris virgens feitos de madeira de carvalho flambada. A bebida é feita à base de milho, entre 60% e 80%, e o resto pode ser centeio ou trigo.

Foi pensando em trazer esses sabores tão distintos para o Brasil, que o barista Marcelo Franck, fundador da marca Franck’s Ultra Coffee, criou o café maturado em barril de bourbon. Nada melhor do que trazer uma paixão americana, o uísque, e aliá-la à uma obsessão brasileira, o café.

“Adotamos um processo desenvolvido por nós mesmos, maturando em legítimos barris de bourbon whisky, durante um período específico de tempo, e realizamos vários perfis de torra até obter o melhor potencial do grão”, explica o especialista.

Os cafés maturados em barris de uísque ganham complexidade, porque têm mais camadas de aromas terciários, chamados de “bouquet”. O diferencial desse café são as notas de baunilha, que vem da vanilina, uma substância obtida por meio da madeira de carvalho norte-americano utilizada nos barris da bebida, quando os grãos são infusionados ainda verdes. Outras notas acrescentadas antes da torra do café são lactonas, do coco, e eugenol, da banana madura, entre outros aspectos que remetem a bebidas nobres.

A sugestão do barista para tirar o maior proveito do sabor do café é utilizar técnicas de preparo como Aeropress, Clever Dripper, Chemex, French Press ou espresso. Se for fazer no estilo espresso, ele recomendada blendar, ou seja, misturar, com cafés menos potentes até achar o ponto ideal para extração. “Existem vários métodos interessantes que ressaltam as características do café, mas os meus favoritos são os métodos de infusão, como a prensa francesa e o Clever”, detalha o especialista.

Para quem quiser experimentar essa grande novidade, a Espresso Station, loja conceito da Franck’s Ultra Coffee na cidade de Curitiba (PR). Já os amantes de cafés especiais que moram fora da capital paranaense podem adquirir os produtos da linha via e-commerce da marca (www.fuc.com.br), com entre em todo país, ou em cafeterias e empórios parceiros. No canal, o pacote de 250g é comercializado por R$ 45. 

A loja conceito da Franck´s, em Curitiba (Espresso Station), fica na Avenida Anita Garibaldi (nº 775), no Bairro Ahú, perto da Justiça Federal. A loja funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 14h às 19h. Mais informações www.fuc.com.br.




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Gourmet

To Top