• Revista lounge*

Revista lounge*

Iatismo e Rolex, histórias que se cruzam

Esportes

Iatismo e Rolex, histórias que se cruzam

A história entre a Rolex e o mar foi escrita sobre as ondas do mundo inteiro a partir dos anos 1950. Desde essa época, a marca vem se ligando progressivamente aos mais prestigiosos clubes náuticos do mundo e apoia navegadores aventureiros ávidos por explorar novas rotas ou tentar façanhas inéditas. Navegando frequentemente sozinhos, esses marinheiros dos tempos modernos, que levam com eles uma parte de sonho e de utopia, distinguem-se por sua determinação de enfrentar um ambiente tão mutável quanto perigoso.

Os relógios Rolex também atravessaram os paralelos e os meridianos, usados por velejadores aventureiros e atletas com um forte espírito de competição. Contando apenas com eles mesmos no vazio das ondas e da espuma, esses navegadores compartilham não apenas o amor pelo mar, mas também um profundo respeito por tudo que se refere a ele. Essa ética reúne uma comunidade náutica com a qual a Rolex está comprometida e que ela apoia ativamente.

Em 1958, a Rolex iniciou sua parceria com o New York Yacht Club e se tornou a primeira marca a se associar com o troféu esportivo mais antigo do mundo, a Copa América (America’s Cup). Graças a essa associação de longa data com um iate-clube pioneiro, a Rolex se torna uma personagem importante no mundo da vela. A marca desenvolve em seguida laços com outros iate-clubes também muito prestigiosos, dando origem ao desenvolvimento das maiores corridas do mundo e à difusão dos valores de excelência importantes a esse esporte.

Em 1967, os navegadores precisavam saber o horário com precisão e usar um Sextante para calcular sua exata posição nas cartas náuticas. Até então os velejadores dependiam dos grandes cronômetros marítimos e a Rolex foi a primeira marca a conseguir fabricar um relógio de pulso impermeável, de muita precisão e que aguentasse as condições extremas dos mares.

Em 1969 a Rolex estava no pulso do velejador que ganhou a primeira regata em volta ao mundo sem escala, o Sir Robin Knox-Johnston. Além disso, o primeiro homem a navegar ao redor do mundo pelo oeste utilizando a rota dos veleiros – o mais rápido dos itinerários praticáveis –, Sir Francis Chichester realizou a travessia dos mares do globo entre 1966 e 1967 com um relógio Rolex Oyster Perpetual no pulso.

A Rolex propõe dois relógios criados para o iatismo: o Oyster Perpetual Yacht-Master, e um cronógrafo de regata munido de uma contagem regressiva mecânica, o Oyster Perpetual Yacht-Master II. Ambos incorporam não apenas o legado e a experiência dos grandes navegadores, mas também a elegância, o desempenho e a inovação do fabricante de relógios Rolex. Celebrando o melhor do iatismo de competição, esses modelos atestam os laços duráveis que unem a marca ao universo marítimo! Neste ano, a marca lançou o primeiro Yacht-Master de 42 mm de diâmetro, e também pela primeira vez, unindo ouro branco com pulseira Oysterflex em um relógio da linha Yacht-Master.

Sir Francis Chichester

Primeiro homem a navegar sozinho ao redor do mundo, de oeste a leste, Sir Francis Chichester permanecerá para sempre associado à história da navegação a vela. Esse homem discreto, que originariamente era empresário e aviador, incorpora o espírito da vela e da aventura. Ele realizou seu feito pioneiro, que o fez cruzar os mares do mundo entre 1966 e 1967, com um relógio Oyster em seu pulso.

Encharcado, amassado, chacoalhado como o próprio navegador, seu relógio Rolex resistiu valentemente aos oceanos bravios. “Durante minha viagem ao redor do mundo a bordo do Gipsy Moth IV, meu relógio Rolex por várias vezes sofreu violentos choques sem ficar avariado”, escreveu ele numa carta à Rolex em 1968. “Eu não posso imaginar um relógio mais robusto. Quando eu o usava para estabelecer minha posição no mar com meu sextante no convés dianteiro, ele era frequentemente chacoalhado e encharcado pelas ondas que varriam o convés; ele parece nunca ter sido afetado por isso.”




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Esportes

To Top