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Bem Estar

Está estressado? Veja alimentos que podem ajudar

As maratonas de exigências e metas profissionais e pessoais só aumentam dia após dia, gerando um elevado índice de fadiga corporal resultado do estresse. Isso ocorre, pois o estresse é um aglomerado de reações fisiológicas que, em excesso, leva a um desequilíbrio de todo o organismo. Uma alimentação equilibrada pode contribuir no combate a este mal, que atinge um número cada vez maior de pessoas.

Existem alguns alimentos que diminuem a produção de radicais livres por possuírem antioxidantes, fundamentais no combate ao estresse. Além de alimentos ricos em substâncias precursoras de neurotransmissores como a serotonina, responsável pelo bom humor e sensação de prazer. É importante salientar também que os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína e alimentos muito estimulantes, além de açúcar, sal e produtos refinados pode agravar o estresse no organismo.

Confira alguns alimentos que auxiliam sensivelmente na luta contra o estresse:

Castanha do Pará, amêndoa: Ricas em magnésio e selênio, minerais importantes no combate ao estresse.

Banana: rica em magnésio e vitamina B6, minerais que ajudam na produção de neurotransmissores que diminuem a ansiedade. Também contém triptofano que estimula a produção de serotonina.

Feijão, lentilha: possuem magnésio e cálcio, além de serem ricos em triptofano, promovem a produção de serotonina.

Aipo: Quatro talos ao dia ajudam a reduzir a liberação do hormônio que causa o estresse. Ele também possui niacinamida que promove o relaxamento.

Abacate: contém ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e vitaminas B3, B6, C e E, auxilia no controle da ansiedade.

Maracujá: o chá de maracujá e as folhas da fruta são ricos em vitamina C e também em compostos químicos chamados flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.

Alface: possui uma substância chamada lactucina, que tem propriedades calmantes, usada às vezes até como sedativos.

Brócolis: ajuda no combate à depressão e é rico em ácido fólico, muito importante para ajudar no bom funcionamento das células.

Peixes e frutos do mar: os alimentos contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade.




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