• Revista lounge*

Beleza

Esfoliação: pele saudável e bonita

A esfoliação é um procedimento conhecido por potencializar um dos processos naturais da pele: a eliminação das células mortas e a renovação celular. “A esfoliação é realizada por pequenas partículas que fazem uma limpeza profunda através de uma leve abrasão na camada superficial do tecido cutâneo, que remove as impurezas e a oleosidade acumuladas e também impulsiona a renovação celular”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Para ajudar nos cuidados com a pele, a médica esclareceu tudo o que é necessário saber sobre uma boa esfoliação corporal e facial. Confira:

– Quais os benefícios da esfoliação? A esfoliação estimula a renovação celular e melhora a textura da pele. Com a produção acelerada de novas células, o tecido fica com uma textura mais homogênea. Além de retirar o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger a pele de cravos e espinhas, que são poros inflamados e infeccionados por bactérias. A esfoliação potencializa a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes.

– Como esfoliar a pele? O esfoliante deve ser aplicado sobre a pele úmida, anteriormente lavada, com movimentos circulares. O produto deve permanecer na pele por dois ou três minutos, para que os princípios ativos entrem em ação, sendo logo depois enxaguado.

– O que um bom esfoliante facial precisa conter? O esfoliante deve conter partículas pequenas ou médias feitas de ativos naturais, como a casca do arroz ou a semente de apricot. O produto deve atuar como creme ou sabonete e ter em sua fórmula ingredientes calmantes, anti-inflamatórios, hidratantes e anti sépticos, propondo assim uma higienização do tecido cutâneo sem agredi-lo.

– Esfoliantes caseiros são seguros? A aplicação excessiva de receitas caseiras pode provocar alguns danos à pele, como alergia e ressecamento, e também pode manchá-la quando exposta ao sol. Certos ingredientes utilizados nessas receitas caseiras, como o sal grosso e o açúcar cristal, agridem a pele, pois as partículas esfoliantes são pontiagudas demais. Para maior segurança, use produtos específicos determinados por um dermatologista”.

– Com que frequência deve-se esfoliar a pele do rosto e do corpo? A frequência varia com o tipo de pele. A pele oleosa precisa ser esfoliada duas vezes por semana. Já a pele normal e a seca devem ser esfoliadas no máximo uma vez por semana.




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Beleza

Recentes

News

Dom Pedro Digital Meeting

By 21 de setembro de 2020

Dicas

Quer ter saúde financeira…!!!

By 20 de setembro de 2020

Gastronomia

Almoço lounge* com happy hour no Ladrillo

By 19 de setembro de 2020

Lifestyle

Hard Rock Hotel

By 15 de setembro de 2020

Entertainment

Birthday Gi Ramos

By 13 de setembro de 2020
To Top