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Confira 10 dicas de detox pós-Carnaval

Bem Estar

Confira 10 dicas de detox pós-Carnaval

O Carnaval chegou ao fim e muita gente começa a sentir o peso da festa. Em resposta aos exageros do feriado, nosso organismo pode apresentar sintomas como: intestino preso ou diarreia, gosto amargo na boca ao acordar, baixa resistência imunológica, dores de cabeça, inchaço, alergias e indisposição. Para que as coisas voltem a se equilibrar, a melhor indicação é uma limpeza do corpo, um “Detox”, para “desintoxicar” o organismo. 

Quando se faz uma limpeza natural do organismo, toxinas e resíduos são eliminados, proporcionando uma sensação de bem-estar! Há vários métodos naturais de se desintoxicar e purificar o corpo. Veja algumas dicas:

  1. Beba bastante água. O que você perdeu de água durante o carnaval não foi pouco. O suor durante a folia, principalmente se você optou por brincar na rua, fez com que a reserva líquida do seu corpo reduzisse em grande quantidade. Agora, se você quiser repor suas energias, deve hidratar-se. Beba água e sucos de várias frutas. Além de hidratação, você vai garantir reposição de nutrientes.
  2. Coma folhas verdes. Verduras, legumes, frutas, feijão, arroz, carnes magras, cereais integrais entre outros, devem voltar com força ao seu cardápio diário. Aproveite esse momento para começar seu “projeto fitness” do ano. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras.
  3. Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido durante as festas.
  4. Tome chá. Muitos tipos de chá, em especial o chá verde e chá preto são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás poderosos são o de boldo, picão e erva-cidreira, dentre outros.
  5. Não exagere no café. O café é um aliado na desintoxicação do corpo, mas não exagere. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.
  6. Evite carnes vermelhas e gorduras. Evite esses alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferência às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepará-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsichas, mortadela) e em conserva.
  7. Coma grãos. Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais. Exemplos de grãos são trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça, etc.
  8. Pratique atividades físicas. Esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas. Consulte um orientador físico para saber qual tipo de esporte praticar.
  9. Evite beber. Se você é adepto das bebidas alcoólicas, já deve tê-las consumido durante o carnaval. Agora, é momento de evitar a bebedeira e deixar o fígado e os rins se recuperarem da “filtragem” das impurezas dos drinques.
  10. Dê um descanso ao seu corpo.  O sono, apesar de não diretamente relacionado à depuração do organismo, é essencial para que as funções do corpo se mantenham em estado normal e para uma vida saudável. O nervosismo e as dificuldades a que o corpo é submetido no dia a dia demandam várias horas de sono para que ele possa se recuperar.



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