• Revista lounge*

Culture

Com realidade virtual, mostra coloca visitante dentro das obras de Van Gogh

Que tal passear pelos campos de trigo pintados por Vincent Van Gogh (1853-1890) ou mesmo contemplar por dentro os mistérios da “Noite Estrelada”? A exposição “Paisagens de Van Gogh”, montada no vão central do shopping Pátio Higienópolis, usa muita tecnologia para fazer o visitante mergulhar nos cenários retratados pelo artista holandês.

Projeções e jogos de iluminação são utilizados para criar oito cenários distintos que propõem uma observação intimista de algumas das obras mais emblemáticas do pintor. Os elementos da tela “Campo de Trigo com Corvo” (1890), por exemplo, ganha movimentos, enquanto seus quadros com flores são apresentados em salas com aromas.

Obras como “Noite Estrelada sobre o Ródano” (1888) e “Noite Estrelada” (1889), por sua vez, são apresentadas via realidade virtual e projeção imersiva. Todos os ambientes são reforçados por recursos de áudio por meio dos quais é possível ouvir cartas de Van Gogh endereçadas a seu irmão, Theo, e sua cunhada, Johanna, o que confere uma compreensão maior em torno da conturbada mente do artista.

A tecnologia envolvida para materializar “Paisagens de Van Gogh” faz com que esse seja um tipo de exposição difícil de fotografar. Para suprir a necessidade dos visitantes de compartilhar a visita, quem passear por ali poderá tirar um retrato e aplicar sobre ele um filtro que remete ao estilo do artista holandês.

Serviço

No shopping Pátio Higienópolis (r. dr. Veiga Filho, 133, Higienópolis)

De seg a sáb., das 13h às 21h; dom., das 14h às 20h. Até 15/9; entrada gratuita




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Culture

Recentes

Agenda

High Line recebe a dupla Selva

By 14 de setembro de 2019

Gourmet

Piselli Sud faz aniversário com menu exclusivo

By 14 de setembro de 2019

Agenda

Cat Dealers é atração principal da Club.Sub

By 13 de setembro de 2019

Gourmet

Konstanz aposta nos pratos clássicos

By 13 de setembro de 2019
To Top