• Revista lounge*

Design

Arquitetura pós-pandemia

Arquitetura pós-pandemia

 

A irrupção da Pandemia produziu efeitos deletérios dos mais diversos: na saúde, mercado financeiro e em nosso cotidiano. Entre tais efeitos, a transformação de nossa relação com a cidade fez com que reconsiderássemos os espaços públicos e privados, de lazer e de descanso. Bocaccio, já em 1348, descreveu em sua obra prima, Decameron, o esvaziamento da pulsante cidade de Florença e a supervalorização do campo, quando a Peste Negra assolou a Europa.

Podemos testemunhar, em diferente intensidade, a supervalorização dos apartamentos grandes, imóveis no interior e nas cidades praianas, aonde famílias podem se isolar de forma relativamente confortável da Pandemia atual. Nas cidades, se outrora os pequenos estúdios eram foco do mercado imobiliário, agora, apartamentos enormes – inclusive na região central de São Paulo – estão sendo completamente reformados para abrigar famílias que pretendem se deslocar de uma vida que escoava mais nas vias públicas, lojas, clubes, para a intimidade da própria casa.

Tais acontecimentos em cadeia produzem efeitos em nossa percepção visual, de contemplação, mas também na prática. Nesse contínuo, a arquitetura redesenha nossa relação com a cidade, com a casa e o cotidiano. Nesse texto, chamamos a arquiteta Debora Ciarcia, que tem se destacado sobretudo no que se refere à arquitetura de interiores que admite uma fluidez estética e acompanha o movimento vivo de um zeitgeist (espírito do tempo) próprio da Pandemia.

P – Se em outro momento necessitávamos de uma programação muito fechadinha a partir do projeto, depois da Pandemia, você acredita que há mais fluidez na execução das obras? O arquiteto passou a ser um bricoleur?

Com certeza. Alinhar as demandas dos clientes a funcionalidade, estética e bem estar sempre foi o que priorizei ao desenhar um projeto. O que muda na Pandemia é justamente essa necessidade de realizar bricolagens: a preponderância de cores e texturas que harmonizem com os espaços, as formas mais abertas e os horizontes através de opções bem interessantes, como o recurso visual de borda infinita, viraram tendência nesse momento em que as pessoas precisam ficar em casa mas conservar sua relação com o mundo externo, com o que se passa lá fora.

P – Sobre os espaços, o que muda em nossa relação entre o publico e o privado. Há mais demanda sobre espaços abertos?

Com certeza. Há uma enorme procura por cobertura e gardens, apartamentos com varandas estendidas e em geral, uma estética que desfaça a borda entre o espaço interno e o externo. A percepção disso faz com que os moradores não se sintam tão isolados do resto da cidade. Além disso, muitas pessoas têm procurado “profissionalizar” seus espaços de home office, com cadeiras de trabalho adequadas e isolamento acústico razoável. Enfim, existe toda uma reformulação de nossa vida em casa a partir das imposições da Pandemia. Há muita procura de consultoria online para orientação adequada de tais reformulações e pequenas reformas, para que sejam eficientes e aproveitem ao máximo o espaço de cada um.

P – As restrições dos condomínios têm atrapalhado a execução das obras?

Em geral, os condomínios têm adotado regras restritivas pois muitas pessoas trabalham em casa e se incomodam com o barulho da obra.

P – Qual a sua dica para quem quer tocar um projeto em plena Pandemia?

Planejamento de acordo com as regras do condomínio, tentar fazer mudanças que não implicam tanto nas estruturas. Ter uma boa equipe de obra e uma boa relação com seus vizinhos. Flexibilidade deve ser o conceito chefe em um momento tão difícil. Além disso, contar sempre com um profissional, que pode prestar consultoria, realizar projeto, intermediar a relação com o condomínio, inclusive tudo online.

Informações:

@deboraciarciaarquiteta
Site: www.deboraciarcia.com.br 

Siga:

@revistaloungebr
#saopauloaamlehorcidadedomundo

Baixe nosso App: Revista lounge* – Google Play e Apple Store

 




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Design

Recentes

Entertainment

Almoço com dj

By 24 de outubro de 2020

Gastronomia

Pasta Party

By 22 de outubro de 2020

Gastronomia

Panda Box, chine gourmet

By 21 de outubro de 2020

Travel

Estaleiro Guest House

By 20 de outubro de 2020

Entertainment

Terraza House Bar

By 19 de outubro de 2020
To Top