• Revista lounge*

Revista lounge*

Gin é a melhor bebida para não fugir da dieta

Saúde

Gin é a melhor bebida para não fugir da dieta

Há quem não abra mão daquela cervejinha ou de bons drinks após o expediente, ou ainda quem aproveite a chegada do inverno para ingerir várias taças de vinho. No entanto, é preciso levar em consideração que, assim como os alimentos, as bebidas também possuem calorias. E muitas. Por isso, talvez você anule todo o seu esforço em evitar doces e em correr de manhã.

A especialista em nutrição Ermelinda Vela Bertoldi explica que as bebidas destiladas possuem um índice calórico muito alto, o que pode atrapalhar na hora da dieta. No entanto, segundo ela, “devemos, sim, continuar fazendo programas que gostamos, como encontros com a família e amigos, happy hour… Devemos apenas realizar algumas alterações na hora de escolher o que vamos consumir”. Ela aponta que um copo de chope de 200 ml, por exemplo, fornece 130 kcal, o mesmo valor calórico que um pão francês. “Por ser algo que não se precisa mastigar, as pessoas acabam não pensando na quantidade de calorias”, complementa.

A especialista reforça que para manter uma alimentação regulada e mesmo assim continuar aproveitando uns drinques, o ideal é escolher bebidas que não sejam muito doces, já que possuem menos açúcar e não sofreram o processo de fermentação natural. Além disso, outra opção seria substituir o açúcar por adoçante em alguns casos e evitar sempre que possível adicionar leite condensado a batidas, justamente por ser um ingrediente rico em gorduras. Para isso, ela sugere a substituição por iogurte desnatado, uma opção pouco calórica mas que ainda dá sabor à mistura.

“Uma bebida bem menos calórica e que está bem em alta no momento é o gin. Ele possui em torno de 50 kcal por 100 ml e é uma ótima opção para substituir uma caipirinha”, exemplifica. Segundo Ermelinda, essa bebida possui benefícios ao organismo. “A primeira receita foi criada no século XX, na Holanda. Desenvolvida para ser uma fórmula diurética de um medicamento que ajudava a tratar problemas renais, seu ingrediente principal é o zimbro, uma fruta conhecida por suas vantagens justamente ao sistema renal. Porém, em forma de medicamento, não possui muita eficácia”, conta. Ela aponta que o gin é uma bebida com aroma que agrada muitas pessoas e é considerada sofisticada, além de ser distribuída em todo o Brasil e no mundo.

Já para quem gosta de vinho, ele é uma escolha melhor que o suco de uva, pois é rico em resveratrol e não é tão doce. Entre eles, o tinto seco é a melhor substituição, pois possui menos calorias que o tinto doce.

Fique atento: sempre inicie bebendo água, pois assim matará a sede e hidratará os tecidos, diminuindo a quantidade de álcool ingerido. Outra dica é utilizar gelo nas concentrações de caipirinha, uísque, mojito e rum com o mesmo objetivo.

 

Bebida Volume Calorias
Chope 200 ml 130 kcal
Lata de cerveja 350 ml 150 kcal
Caipirinha com açúcar 100 ml 250 kcal
Cachaça 50 ml 115 kcal
Champanhe 125 ml 80 kcal
Licor 30 ml 110 kcal
Saquê 100 ml 130 kcal
Vinho tinto branco 150 ml 210 kcal
Vinho tinto branco seco 150 ml 130 kcal
Uísque / Vodca 50 ml 120 kcal
Tequila 50 ml 108 kcal
Vodca com energético 200 ml 470 kcal
Batida com leite condensado 200 ml 350 kcal
Gin 100 ml 50 kcal

 




Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Saúde

To Top