• Revista lounge*

Revista lounge*

Ilha da Madeira: culinária e vinhos inigualáveis

Gourmet

Ilha da Madeira: culinária e vinhos inigualáveis

A gastronomia do arquipélago vai da comida regional à cozinha internacional. Devido à sua proximidade com o mar, há deliciosos pratos de peixes e mariscos: filés de peixe-espada preto, bifes de atum, cavala e polvo são apenas alguns dos mais apreciados.

Outros pratos típicos são o cuscuz caseiro, a sopa de trigo, o sanduíche de carne de vinha d’alhos, feita com carne de porco marinada, e a espetada de carne de vaca, cortada em cubos e assada em espeto de loureiro, acompanhada de milho frito.

Outras especialidades são o Bolo do Caco, um tipo de pão de farinha de trigo, o pão de casa, que é feito com batata-doce, bolos e broas de mel, queijadas de requeijão e balas de funcho e eucalipto.

A culinária retrata a alma de um povo simples, generoso e hospitaleiro. O menu é variado e rico, e a tradição e o saber ainda contam com os melhores ingredientes, produzidos na própria Madeira.

Outros destaques são os diversos restaurantes de alta gastronomia, alguns deles premiados com estrelas Michelin.

Se a gastronomia é rica, harmonizada com os famosos vinhos da Madeira fica ainda mais. Aliás, muitas das receitas tradicionais levam a bebida como ingrediente, para garantir aquele sabor especial.

Quem já provou, sabe bem como este vinho, produzido nas encostas e adegas da Madeira e fortificado com aguardente vínico, é um tesouro para os enófilos. Muitas personalidades históricas estavam entre grandes apreciadores do mesmo, como Winston Churchill e Fidel Castro, além de Thomas Jefferson e George Washington

que, segundo se conta, brindaram à independência dos Estados Unidos com vinho Madeira.




Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Gourmet

To Top