• Revista lounge*

Revista lounge*

Para quem gosta de altura e aventura, visitar cânions brasileiros é diversão garantida

Cânion brasil

Travel

Para quem gosta de altura e aventura, visitar cânions brasileiros é diversão garantida

Com o verão chegando ao fim, que tal sair da rotina, dar um tempo de praia e explorar alguns cânions? E, para isso, não é preciso ir longe, o Brasil reserva vários cânions que oferecem uma natureza indescritível.

Uma das regiões mais esculpidas dessa maneira pela natureza ao longo do tempo é Aparados da Serra, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Trata-se do maior cânion da América do Sul, ocupando no total mais de dez mil hectares dentro do Parque Nacional de mesmo nome.

O acesso aos cânions requer disposição e tempo, visto que são acessados por trilhas, cercados de belas paisagens e cortados por rios, os cânions são passeios imperdíveis para quem tem sede por altura e aventura.

Conheça seis cânions brasileiros localizados no Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Bahia Piauí e Minas Gerais. Programe uma viagem diferente no próximo feriado.

 

Cânion Itaimbézinho – RS

Rodeado pelo rio Perdiz, o cânion na região Aparados da Serra, em Rio Grande do Sul, tem mais de 5 Km de extensão e 700 metros de profundidade. Antigamente, o local era habitado por índios guaranis, que deram nome à fenda: Itaimbé (pedra cortada). 

 

Cânion do Rio São Jorge – Paraná

Atraindo muitos turistas, o cânion a 15 quilômetros de Ponta Grossa, no Paraná, fica dentro de uma propriedade particular. Rodeado de cachoeiras, sendo a maior delas com 30 metros de altura, e pinturas rupestres de aproximadamente 7 mil anos são alguns dos atrativos.

 

Canyon das Bandeirinhas – Minas Gerais

Com 80 metros de altura e 4 quilômetros de extensão, o cânion em Ribeirão Bandeirinhas fica dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O percurso conta com muitas cascatas, piscinas naturais e cachoeiras.

 

Cânion do rio Espalhado – Bahia

Com o Rio Manso “espalhado” ao longo de Buracãozinho, que é uma piscina no meio do cânion, que tem três metros de largura e 90 metros de altura, onde fica o chamado Buracão. Para chegar até ele é preciso atravessar um rio, até que se chegue à queda de 85 metros de altura. Todo este esplendor fica em Ibicoara, na Chapada da Diamantina, Bahia.

 

Cânion do Rio Poty – Piauí

Com paredões que alcançam 60 metros de altura, o cânion está a 230 quilômetros de Teresina, no Piauí. O nome fica por conta do rio Poty, que nasce no Ceará e chega até o território vizinho por meio de uma falha geológica. O caminho é cheio de cavernas e abrigos naturais, lindos de se ver.

 

Cânion do Xingó – Sergipe

Passando pelo rio São Francisco, em Sergipe, este passeio de barco parte de Canindé, a 200 km de Aracaju. Ao chegar no cânion, os turistas podem se esbaldar nas águas cristalinas e esverdeadas, além de ir até o interior das rochas com um barquinho menor.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Mais em Travel

Veja Mais

Recentes

To Top